Já começo respondendo a questão. Só existem duas possibilidades para que alguém seja contra a regionalização do Hospital de Formosa: uma é que não tenha se dado o trabalho de pesquisar CASOS CONCRETOS de regionalização Brasil adentro (falarei disso adiante!).
A outra é que a pessoa seja perversa o suficiente para preferir que a população de Formosa continue perdendo vidas, a cidade não ter uma UTI devida, além de ter que se deslocar para outras cidades atrás de diversos tipos de exames de saúde - devido a interesses políticos!
No primeiro caso, da ignorância, há ampla referência bibliográfica de pesquisas feitas ao longo dos anos com resultados de regionalização de hospitais, antes e depois, demonstrando um ganho de qualidade inquestionável!
No que é considerado um dos maiores estudos de longo prazo sobre o tema ("Regionalização e Dinâmica Política do Federalismo Sanitário Brasileiro", de Elias Dourado, 2011) foram feitas avaliações em diversos Estados brasileiros, e tanto as análises de infraestrutura quanto a opinião dos moradores das cidades COMPROVOU que a regionalização aumentou a qualidade e a satisfação das pessoas. Só isso já bastaria para apontar a resposta.
Há os que dizem: "ah mas se isso acontecer virá muita gente de fora para cá, fazer exames e receber cuidados médicos". MEU AMIGO, EM QUE CIDADE VOCÊ VIVE?! Formosa JÁ É UM POLO regional há décadas! Qualquer pessoa que viaje para as cidades vizinhas e conheça seus moradores SABE que que "vêm todo mundo para cá", para fazer compras, usufruir serviços privados e públicos que não existem em suas cidades, INCLUSIVE na parte da saúde!
O processo natural de evolução de uma cidade ocorrerá COM OU SEM o Estado dar apoio! A não ser que alguém NEGUE o aumento populacional (e a relação disso com o tema), aí é alienação total mesmo. Então com esse FATO ocorrendo, e querer se negar uma intervenção NECESSÁRIA do Estado é o extremo do desconhecimento sobre "o que é uma cidade" e como funcionam suas etapas de crescimento.
Após respondido o principal, no estudo referenciado acima, sobre se vai ou não melhorar a saúde (e vai!), vêm as questões secundáriás, como: É ECONOMICAMENTE BOM PARA A CIDADE? Isso o trabalho de um médico que é Doutor em Saúde Pública, associado com um Mestre em Saúde Coletiva responderam em uma pesquisa publicada em 2009, com o título: "É economicamente viável regionalizar a atuação de um hospital público de médio porte?".
A resposta está no link abaixo que deixo para quem quiser detalhes. Mas a conclusão é:_ "o recebimento de pacientes dos demais municípios, é interessante economicamente, pois provoca aumento de receita, diante da grande representatividade dos custos fixos, melhorando os resultados econômicos"._ SIM, É! O setor hoteleiro da cidade melhora, o comércio da cidade melhora, e a cidade passa a ter mais investimentos, pois há um ciclo de crescimento em todos os setores, indiretamente puxados pela regionalização!
Para concluir, a questão política: se um grupo tem pretensões políticas para 2020, é natural que eles não queriam ver nenhum acerto na gestão de Gustavo Marques Oliveira. Perfeitamente compreensível. O que não é compreensível é que os acertos sejam alardeados como "ruins para a cidade". Confundir o povo e evitar o ciclo natural de desenvolvimento - fazer o MAL da cidade (evitando que ela receba um benefício essencial!) é PERVERSO. É loucura!
E se alguém diz: "ah essa coisa de regionalizar, esse benefício para a cidade, é por conta da política", é coisa de você esfregar os olhos de não acreditar que está lendo. É LÓGICO que um político quer trazer coisas boas para a cidade também por "questões políticas", afinal é justamente assim que ele mostra o bom trabalho dele! QUEIRA D'US que todo político deseje de verdade melhorar (e melhore!) a cidade.
Se ele fizer uma REVOLUÇÃO DE MARAVILHAS e inaugurar uma "era dourada" de desenvolvimento, emprego e segurança, pode ser pelos 'motivos mais políticos do mundo', merece os parabéns e vai ter justificado o voto nele. É para isso que votamos no cara que se diz o mais bem preparado e que votamos DE NOVO se ele cumpre!
QUE VENHA A REGIONALIZAÇÃO! Precisamos urgente disso! Não lute contra sua cidade.
Peter Leal
Abaixo os links dos estudos citados.
http://www.scielo.br/pdf/physis/v20n2/a13v20n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v24n2/0104-1290-sausoc-24-02-00472.pdf