Em comparação à 2017, índice de latrocínio, roubo de carga e lesão seguida de morte caiu 100%
Os números da Segurança Pública em Formosa são surpreendentes e evidenciam a queda acentuada de todos os crimes violentos no município. Essa redução só foi alcançada, devido à implantação de uma nova metodologia de trabalho, entre as Forças de Segurança da cidade, juntamente com a atual gestão do Prefeito Municipal Gustavo Marques.
Só é possível alcançar um resultado como esse quando a parceria entre todas as forças policiais, sendo elas, Civil, Militar e Guarda Municipal, se torna uma realidade diária. A população já percebe a realização de um trabalho sério e transparente, que não poupa das investigações nem o próprio Poder Executivo, além de realizar investimentos nos serviços de inteligência.
Importante ressaltar que, Formosa em breve contará com a implementação de sistemas de monitoramento custeados pela Prefeitura Municipal de Formosa, o que acarretará melhores condições de enfrentamento aos crimes que ainda existem na cidade.
De acordo com dados oficiais fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, a redução de crimes no município de Formosa, em especial nos últimos quatro anos, atingiu números surpreendentes, muito acima da média nacional.
A título de exemplo, em relação aos crimes dolosos contra a vida, quando comparados ao ano de 2018, o município de Formosa teve uma redução de 71%. Na modalidade tentada, a redução no mesmo período foi de 72%.
Em relação ao delito de latrocínio, se comparado ao ano de 2018, a redução foi de 100%, percentual este também aplicado à comparação de crimes de roubo de carga cometidos nos períodos ora analisados, por quanto a redução também foi de 100%.
Os crimes de roubo, em geral, que no ano de 2016 atingiram a marca de 1835, ou seja, com uma média de cinco roubos diários no município, tiveram uma redução na região de mais de 92% quando comparado com tal período.
Crimes de roubo a transeunte chegaram à marca de 1483 em 2016, existindo uma redução para 101 no ano de 2022, marca esta que significa uma redução de 94%.
Ainda, o roubo em comércio, no ano de 2017 atingiu o patamar de 154, referindo-se a praticamente um roubo a estabelecimento comercial a cada dois dias, chegou ao patamar de seis no ano de 2022, o que significa uma redução superior a 97%.
Roubo a residência também teve uma significativa redução de 61% se comparado ao ano de 2016.
De acordo com a Polícia Civil, tais números foram alcançados graças a integração entre as instituições responsáveis pela persecução penal, valorização dos profissionais que atuam no combate aos crimes, bem como pelo aumento de produtividade e qualidade das investigações.
A aproximação dos órgãos de segurança com a sociedade também foi fator crucial para tal redução.
Acrescenta-se ainda que no ano de 2022 mais de 177 operações foram realizadas, o que acarretou ao todo 219 prisões feitas pela Polícia Civil, bem como o cumprimento de 180 mandados judiciais.
Ainda, foram concluídas mais de 2.000 investigações, devidamente encaminhadas ao Poder Judiciário.
Com informações: Polícia Civil e Portal Lupa.