Campanha acontecerá na Vigilãncia Ambiental enquanto durar o estoque nos seguintes horários 08h ás 11:30h / 13h ás 17h.
A Prefeitura Municipal de Formosa divulgou nesta quinta-feira (06/01), em suas redes sociais a prorrogação da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos a partir de 3 meses, confira:
Campanha acontecerá na Vigilãncia Ambiental enquanto durar o estoque nos seguintes horários 08h ás 11:30h / 13h ás 17h.
Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação, quanto as autoridades que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação.
A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.
Você sabia que em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença?
Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro), que evolui de forma bem rápida.
A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco, daí a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.
Além disso, manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose (doença), que é transmitida para os seres humanos.
A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos.
Entre seres humanos a transmissão ocorre por intermédio de doação de órgãos quando o doador está infectado. No entanto, esses casos são raros e ainda mal documentados.
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.
Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.