A campanha começa nesta sexta-feira (09/07),participe da campanha e faça o teste de Hepatites B e C é gratuito
A Prefeitura de Formosa juntamente com a Secretaria de Saúde, lançou nesta sexta-feira (09/07), a campanha "Julho Amarelo Formosa no Combate as Hepatites Virais".
A campanha começa nesta sexta-feira (09/07), das 10:30h e das 13h às 16h.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas ou por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
As hepatites B e C costumam ser silenciosas e acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma).
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.
Formas de contágio:
- Contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos;
- Pela relação sexual desprotegida;
- Pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes;
- Durante a gravidez (transmissão vertical);
Participe da campanha e faça o teste de Hepatites B e C disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA gratuitamente.
Tratamento para Hepatite B:
O tratamento para hepatite B aguda: inclui repouso, dieta, hidratação e a não ingestão de bebidas alcoólicas. Se for necessário, a pessoa pode tomar medicamentos para aliviar os sintomas como febre, dores musculares e de cabeça, enjoos e vômitos.
O tratamento para hepatite B crônica: além da não ingestão de álcool e dieta pobre em gordura, inclui remédios antivirais e imunomoduladores como o Interferon e a Lamivudina para prevenir lesões irreversíveis do fígado, que poderão ter que ser tomados por toda a vida.
Tratamento para Hepatite C:
O tratamento da hepatite C é feito com os chamados antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de mais 95% e são realizados, geralmente, por 8 ou 12 semanas. Os DAA revolucionaram o tratamento da hepatite C, possibilitando a eliminação da infecção.
Todas as pessoas com infecção pelo HCV podem receber o tratamento pelo SUS. O médico, tanto da rede pública quanto suplementar, poderá prescrever o tratamento seguindo as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções (PCDT Hepatite C). Os pacientes na fase inicial da infecção podem ser tratados nas unidades básicas de saúde, sem a necessidade de consulta na rede especializada para dar início ao tratamento.
Local e horário da realização dos testes:
UBS 15 Vila Carolina, das 7h às 10:30h e das 13h às 16h. Não é necessário pedido médico.
Participe da campanha e faça o teste de Hepatites B e C disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento é gratuito.
Com informações: Prefeitura Municipal de Formosa