O Centro Pop ampliou seus serviços para o acolhimento das pessoas em vulnerabilidade social.
A Prefeitura de Formosa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, ampliou o atendimento do Centro Pop para assegurar e intensificar o acesso à alimentação, equipamentos sanitários e de prevenção de doenças. O objetivo é diminuir os riscos provenientes da pandemia para a população em situação de rua em nossa cidade. “É fato notório que a situação é grave e exige medidas de saúde e assistência social.
Por outro lado, a gravidade do problema exige que o Poder Público não tome, neste momento, medidas que possam aprofundar problemas, conflitos e feridas sociais já existentes – os esforços devem ser de apaziguamento social e acolhimento, em especial das populações mais vulneráveis”, afirma a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Caroline Marques.
Atualmente, são servidos café da manhã e lanche, além de provisão de documentação com vários projetos em andamento tendo o apoio da Defensoria Pública do DF na produção de documentos.
Durante a pandemia, o Centro Pop tem funcionado normalmente. E além de todo esse apoio já prestado para garantir os direitos das pessoas em situação de rua, os serviços foram ampliados. A Prefeitura de Formosa disponibilizou o Ginásio de Esportes do Jardim das Américas para oferecer café da manhã, almoço, jantar, kits de higiene, espaço para banho e local seguro para que estas pessoas possam dormir. O ginásio foi todo preparado com doações de vários parceiros da comunidade formosense. Algumas instituições também estão dando apoio na produção das refeições que estão sendo oferecidas.
A Prefeitura de Formosa tem trabalhado para garantir e preservar os direitos da população em situação de rua, compreendendo suas necessidades e adequando os serviços a esta realidade.
Divulgação: Prefeitura Municipal de Formosa