Durante patrulhamento ordinário, no Setor Lagoa dos Santos, situado no município de Formosa Goiás, no último sábado (05/04) uma equipe policial, em apoio à equipe do CPU, realizou diligências com base em informações previamente repassadas pelo Serviço de Inteligência da Unidade, indicando que um indivíduo com mandado de prisão em aberto estaria circulando nas imediações.
Durante a incursão, foi visualizado um indivíduo em atitude suspeita, que demonstrou nervosismo ao perceber a presença da viatura.
Diante disso, foi realizada a devida abordagem, sendo posteriormente identificado como I. G. P. D. Foi procedida a consulta via sistema informatizado (BNMP), sendo constatada a existência de um mandado de prisão em aberto, expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Formosa-GO, em desfavor do abordado.
Diante da confirmação da ordem judicial, foi dada voz de prisão ao indivíduo. Ressalta-se que, considerando a natureza da ocorrência — cumprimento de mandado de prisão — e o fato de o abordado estar em via pública, com liberdade de locomoção, houve fundada suspeita de tentativa de evasão, bem como risco potencial à segurança da equipe, sendo então necessária a utilização de algemas para garantir a integridade física dos policiais e do conduzido.
As algemas foram aplicadas de maneira moderada, proporcional e legal, conforme os princípios da legalidade e razoabilidade, sem causar lesões corporais visíveis ao detido, o que foi posteriormente confirmado por meio de exame pericial.
Após a contenção e garantia da segurança da guarnição, o indivíduo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde foi submetido ao Exame de Corpo de Delito, e em seguida apresentado à Delegacia de Polícia Civil, ficando à disposição da Autoridade Policial para os procedimentos cabíveis.