Tentativas de compras fraudulentas, as quais, se aprovadas, acarretariam um prejuízo total de mais de 1 milhão e meio
Nesta quinta-feira (26/05), a Polícia Civil do Estado de Goiás, desarticulou uma grande associação criminosa especializada em realizar golpes pela internet na região de Formosa-GO.
Após a 11ª Delegacia Regional de Polícia de Formosa receber uma denúncia de que inúmeras compras estavam sendo realizadas pela internet por meio de cartões de crédito clonados, as investigações foram iniciadas. Segundo informações, centenas de transações foram realizadas pela internet, sendo que, a partir do momento em que os titulares dos cartões de crédito tomavam conhecimento da fraude e contestavam a ação, a mercadoria já havia sido entregue, acarretando prejuízos à pessoa jurídica vendedora.
De acordo com as informações angariadas pela equipe de inteligência da Polícia Civil em conjunto com analistas das pessoas jurídicas vitimadas, a associação criminosa realizou aproximadamente 488 (quatrocentas e oitenta e oito) tentativas de compras fraudulentas, as quais, se aprovadas, acarretariam um prejuízo total de R$ 1.838.089,00 (um milhão oitocentos e trinta e oito mil e oitenta e nove reais) aos fornecedores.
Ao monitorar a associação criminosa, a equipe da Polícia Civil logrou êxito em flagrar o momento do recebimento de mais uma entrega, especificamente um aparelho celular e um aparelho de som que seriam entregues no setor Bela Vista.
No local em que os envolvidos se encontravam foram localizados diversos documentos falsos, computadores adquiridos como produto de crime, aparelhos celulares, dentre outros relacionados aos fatos em investigação.
A equipe policial ainda logrou êxito em recuperar um veículo Range Rover Evoque objeto de fraude pela internet, e que estava em poder de um dos envolvidos.
Os envolvidos foram presos em flagrante delito pelos crimes de estelionato, associação criminosa, lavagem de capitais e uso de documento falso, sendo que se encontram presos à disposição do Poder Judiciário. O procedimento foi realizado na sede da Delegacia de Atendimento à Mulher de Formosa.
A Polícia Civil menciona que delitos de tais natureza são cada vez mais comuns, razão pela qual não tem medido esforços para responsabilizar criminalmente os envolvidos.
Com informações: Polícia Civil