Reunião com forças de segurança pública do município de Formosa alinham nova fase do projeto e acordam parcerias
No último dia 22 de novembro, em reunião realizada na sede da OAB em Formosa, definiu o novo marco de atuação do projeto OAB por Elas. Um projeto piloto realizado no município desde 2016, que agora entra em sua quarta edição.
O OAB por Elas é realizado com apoio da DEAM de Formosa, oferecendo assistência jurídica gratuita para mulheres vítimas de violência doméstica no município. A vítima recebe o encaminhamento para a unidade da OAB em Formosa, onde é oferecido gratuitamente todo apoio jurídico/psicológico e de proteção para cada vítima.
Durante a reunião a vice-presidente da OAB, Livia Lêdo abordou sobre as dificuldades encontradas na transição da titularidade da Delegacia Especializada em Apoio a Mulher, que hoje conta com o Delegado Yasser Yassine.
A reunião serviu para reaproximar o atendimento conjunto com a Delegacia especializada e com as demais forças de segurança. O projeto é mantido pela própria OAB e conta com ajuda de patrocinadores do município.
O Delegado Regional da Polícia Civil, José Antonio Sena deu garantias as autoridades presentes de que o projeto retomará ao curso normal, tendo o encaminhamento por parte da DEAM sendo retomado, após alinhamento com o Delegado titular, Yasser Yassine, este por sua vez não pode estar presente por outro compromisso, mas enviou o representante Cecílio Bastos, da PCDA. Ao finalizar o Delegado Regional frisou que o Governador Ronaldo Caiado é um braço forte na luta pelo direito da mulher.
A OAB por Elas, oferta toda quarta-feira em sua sede localizada no Parque Laguna, assistência jurídica gratuita das 9h às 11h, qualquer mulher vítima de violência doméstica será amplamente juridicamente pelo projeto, garantindo o direito por sua integridade física e psicológica. A quarta edição do projeto será ampliado para atendimento a Zona Rural de Formosa.
Os demais representantes das forças de segurança pública do município que estiveram presentes, garantiram a dinâmica e logística necessária, para que as vítimas sejam totalmente assistidas pelo projeto, todo o corpo presente garantiu a realização de uma Operação para atendimento na Zona Rural do município.
E mais. Em reunião os representantes da segurança pública realizaram convite para que duas integrantes do projeto OAB por Elas façam parte da CONSEG (Conselho Municipal de Segurança de Formosa).
Estiveram presentes na reunião, além dos já citados, o Comandante do 16º BPM, Major Jader Silva, o Comandante da CPE Formosa, Capitão Márcio Bertoldo, a Subtenente Luciana Gontijo, responsável pela Patrulha Maria da Penha, além de todo corpo advocatício do projeto.