Numa definição ampla, meio ambiente é tudo aquilo que nos rodeia; o solo, o ar, a água, a natureza e os animais. No decorrer dos tempos, foram introduzidas as edificações e com o aumento populacional, o desmatamento de locais específicos para aumentar as áreas de plantios.
A questão é que a ganância do ser humano não anda de mãos dadas com o meio ambiente, e a preocupação em preservar o solo,água e nossas florestas vem em segundo plano; às vezes nem existe. Para preservar o meio ambiente é imprescindível uma interação consciente entre o meio e os seres humanos.
É claro que sabemos a necessidade do consumo como um todo; mas temos consumido de maneira correta? Se compararmos Formosa de 50 anos atrás e olharmos hoje, há diferença? Com certeza, sim! A geração atual ouve de seus pais e avós histórias sobre as nascentes ao longo do curso d’água do Córrego Josefa Gomes, onde dava até para tomar banho; hoje a poluição que vemos se tornou algo tão normal que quando presenciamos um curso d’água limpo, sem lixo e sem esgoto, parece ser coisa de outro mundo.
Temos que valorizar nossa cidade; vivemos num lugar rico em atrativos naturais, repleto de trilhas, cachoeiras, poços,rampas de voo livre e se não preservarmos nossa cidade, nossos filhos e netos podem não desfrutar de toda essa riqueza.
Precisamos mudar essa cultura de conformidade com a situação e parar de pensar que a minha atitude isolada é indiferente no contexto geral, pensar que o meu copo jogado pela janela do carro não muda nada, imagine Formosa inteira pensando dessa forma.Imagino que, como eu, você gosta da sua casa organizada, limpa e arrumada então porque poluir o meio que você vive, jogando lixos nas ruas, contaminando os córregos e rios?
Com isso, o poder público tem que dispor de recursos para limpeza e serviços que poderiam ser evitados se cada um fizesse sua parte. Hoje, podemos fomentar o aumento de áreas verdes dentro da zona urbana,onde essas áreas favorecem a circulação do ar, gerando um impacto positivo no meio ambiente, maior qualidade de vida a população, lazer, recreação e atividades esportivas.
A exemplo disso, temos o Parque Municipal Mata da Bica e a revitalização que acontece nesse momento, mas ainda assim temos visto a obra vandalizada pela própria população, lixo jogado às margens da mata e muita sujeira nas nascentes. A obra está sendo feita, mas depende da população para zelar e preservar o que é de todos.
Por Nátila Arnold
Engenheira Ambiental
Reprodução: Lance FM 98,1 Mhz