Natural de Formosa, Jair Gomes de Paiva é lembrado como um dos maiores prefeitos da história do município. Ele faleceu neste sábado (30/08), aos 81 anos, os seus últimos momentos de vida, Jair vivia recluso em sua fazenda. As causas da morte ainda não foram divulgadas pela família.
Jair foi prefeito de Formosa por duas vezes. Assumiu seu primeiro mandato em 1989, quando se destacou pelo estilo austero e pela honestidade, governando sob forte oposição da maioria dos vereadores. Essa postura firme conquistou a confiança da população, que acompanhava de perto a política municipal, mesmo em um período sem internet.
Seu primeiro governo foi marcado por obras de saneamento, regularização tributária e fundiária em diversos bairros, além de investimentos em educação e pavimentação, mesmo sem grande apoio dos governos estadual e federal. Foi também responsável pela promulgação da primeira Lei Orgânica de Formosa, em 1990.
Em 1997, voltou ao cargo com expressivos 72% de aprovação popular. Nesse segundo mandato, um de seus principais legados foi a doação da área onde hoje está localizado o Fórum de Formosa e outros prédios de interesse público. Jair chegou a ser preso acusado de falsidade ideológica, este processo perdurou até sua morte.
Sua trajetória política, contudo, foi interrompida em 2000, quando teve os direitos políticos cassados por denúncias de improbidade administrativa. Em 2008, chegou a ser vice-prefeito na chapa de Pedro Ivo, mas não conseguiu encerrar este ciclo.
Formosa se despede de um líder visionário, cuja imagem permanecerá imortalizada na memória da cidade. À família, nossos sentimentos e condolências.