Lucas Yamamoto é Sargento do Exército Brasileiro, atualmente servindo no Centro de Instrução de Mísseis e Foguetes, no Forte Santa Bárbara
O morador de Formosa Lucas Eiji Yamamoto, concluiu com êxito a prova de triathlon de longa de distância, o Ironman, disputado em Florianópolis, capital de Santa Catarina.
Lucas Yamamoto concluiu as três etapas da prova disputada no dia 29 de maio de 2022, com o tempo total de 10h39min16s, o que que lhe rendeu a posição 139º dentro do ranking por faixa etária. No ranking geral, a posição alcançada foi a de 565º. Segundo o atleta, mais importante do que a sua posição, foi a incrível sensação de superar a si próprio.
“O meu principal objetivo é mostrar para as pessoas que com a orientação correta, no meu caso preparador físico, nutricionista e claro, muita força de vontade, é possível para qualquer pessoa completar uma prova como essa”. - Lucas Eiji Yamamoto
“Foram mais de 2 anos de preparação, me inscrevi em 2019, para disputar a etapa de 2020, mas por conta da pandemia, o evento foi cancelado por dois anos. Retornando este ano, me sinto muito feliz, também por concluir o objetivo ao meu ex-preparador, Felipe Manente, que infelizmente nos deixou em Setembro de 2020, que nos deixou vítima de mal súbito durante o treinamento de natação. Foi muito difícil manter o foco e os treinos após a sua morte. Mas eu precisava voltar também por ele, pra dizer que conseguimos”. - Lucas Eiji Yamamoto
“Após o luto, eu decidi usar a perda como estímulo, e iniciei novamente a preparação com o Fabrizio Borsato, natural de Maceió-Alagoas, treinador com mais de 29 Ironman completados no currículo, e estou muito feliz por conseguir completar, pois foi uma etapa com altíssimo grau de dificuldade, devido as fortes chuvas e o frio”. - Lucas Eiji Yamamoto
O Ironman é um desafio muito importante para os triatletas, pois ele reúne 3 esportes em um única modalidade – natação, ciclismo e corrida – ou seja, é uma prova que o grande sinônimo é resistência, pois é necessário ter preparação física, além da mente fortalecida para aguentar a jornada que é o Ironman.
Esse esporte é famoso entre os atletas de elite, afinal, é necessário ter preparo para 3 esportes distintos que se unificam nessa modalidade, então de fato não é para qualquer um. Mas vale a ressalva que com garra e persistência, você pode chegar a participar desse grande desafio.
Todo atleta vai enaltecer o seu esporte favorito, e o Ironman surge exatamente com uma discussão semelhante entre amigos. Eles estavam se perguntando qual desses 3 esportes (natação, ciclismo e corrida) seria o mais desafiador, e para ajudar na consistência dessa pergunta, John Collins (comandante da marinha americana) criou uma prova que juntasse 3 desafios de cada modalidade.
Com isso, em 1978, no Havaí, aconteceu pela primeira vez um desafio da competição de Ironman. Ele contou com 15 participantes e o primeiro ganhador, conhecido como homem de ferro, foi o americano Gordon Haller, que finalizou o desafio em 11 horas, 46 minutos e 58 segundos.
Entre os 15 que estavam na competição, 12 conseguiram completar o desafio. Nessa primeira edição não houve participação feminina, mas na seguinte já havia uma mulher entre os competidores. A repercussão foi tanta, que no ano seguinte (1979), aumentou para 50 atletas!
Nos dias atuais, o Ironman acontece no mesmo local, porém, para quem deseja participar precisa se classificar em uma das provas do circuito mundial e em outras do Ironman 70.3 para ingressar no Mundial. Tanto atletas amadores quanto os profissionais podem participar, mas a diferença é que os esportistas de elite garantem a vaga por meio do sistema de pontuação anual – Kona Pro Ranking.
São 3 esportes no desafio e cada um possui certas características que estão de acordo com importantes provas havaianas. São elas:
* A natação que tem seu percurso pela travessia de 3,8 km em Waikiki.
* O ciclismo que é ao redor de Oahu com 180 km.
* A maratona de corrida em Honolulu com 42,195 km.
Existem competições ao redor do globo que levam de base essas distâncias, então para tornar-se um homem ou mulher de ferro, você precisa concluir todos os 3 desafios acima. É um desafio enorme que leva o atleta ao seu limite!
E uma curiosidade do desafio é que para ser oficialmente um finalizador, é necessário completar o percurso em menos de 17 horas.