João Miguel tem catarata congênita e precisa passar por cirurgia para implantar uma lente fixa no olho esquerdo.
João Miguel tem catarata congênita e precisa passar por uma cirurgia para implantar uma lente fixa no olho esquerdo, Goiás — Foto: Shirlen Ramos/Arquivo pessoal
A dona de casa Shirlen Ramos, de 29 anos, pede ajuda para conseguir pagar parte do tratamento para o filho João Miguel Ramos, de 1 ano, que já perdeu mais de 80% da visão do olho esquerdo. Moradora de Formosa, ela conta que o filho foi diagnosticado com catarata congênita quando tinha 5 dias de vida.
Caso ele não faça a operação para colocar uma lente fixa, segundo o médico que cuida da criança, ele pode perder completamente a visão do olho.
“Se deixar pela lei natural, o cérebro vai anular a função do olho esquerdo. Ele vai deixar de enxergar com o olho esquerdo e passando seis meses não há nada que possa ser feito”, explicou o médico oftalmologista pediátrico Fernando Alves.
Desempregada, Shirlen tem mais duas filhas com idade entre 5 e 7 anos e sustenta a família com a ajuda de outros familiares e do dinheiro dos direitos trabalhistas do emprego que ela acabou perdendo por ter que se deslocar para acompanhar João Miguel nas consultas durante o tratamento. Assim, ela não tem como assumir os custos com o tratamento, que de acordo com Shirlen, custa mais de R$ 5 mil.
“A cirurgia o plano de saúde cobre e nós já conseguimos arrecadar o valor para comprar a lente fixa que ele precisa, mas ainda falta o valor dos antibióticos, colírios, tampões e os custos com a viagem, pois teremos que sair de Formosa para fazer o procedimento em Goiânia", explicou.
Shirlen explica ainda que João Miguel já passou por uma cirurgia para retirar parte da catarata quando tinha pouco mais de um mês de vida. Segundo ela, depois do procedimento ele precisou utilizar lentes removíveis, que agora precisam ser substituídas pela lente fixa.
"Estou fazendo rifa, estou fazendo galinhada, leilão, vaquinha online, tudo que posso. Eu quero dar pra ele uma qualidade de vida de ele poder ver bem, enxergar as coisas, poder ter chances de estudar, de ler, de fazer uma faculdade", afirmou.
Link para a vakinha: http://vaka.me/1447630