Conforme informações apuradas pela Jornalista Clícia Balbino, nesta quinta-feira (12/12), uma equipe da Polícia Militar foi acionada via copom, para dar apoio ao Conselho Tutelar numa averiguação de abandono de incapaz.
No local, a guarnição adentrou na residência juntamente com a equipe do conselho Tutelar com o auxílio do proprietário da casa, ja que, o cadeado do portão estava trancado e ele possuía a copia da chave.
Na residência, havia três crianças (E.R de 09 anos; V.H de 03 anos e G. de 09 meses de vida), estas encontravam-se sem um responsável legal.
Quando indagada, a menina E.R. disse que a sua mãe tinha saído para casa de colega conhecida como "Galega", que já estava sozinha com os irmãos há algum tempo, que só havia comido um pedaço de bolo durante o dia inteiro, e que, era ela que cuidava dos outros irmãos sempre que mãe saía de casa.
Diante dos fatos, ficou configurado o crime de abandono de incapaz previsto no artigo 133 do código penal brasileiro e, segundo o conselheiro Marcos, essa não a primeira vez que esse situação aconteceu.
Em princípio, como a autora, a Senhora M.C.S., não foi localizada, as crianças seriam encaminhadas para fazer o procedimento de praxe junto ao conselho Tutelar. No entanto, após o recebimento de algumas informações e patrulhamento pela imediações, a Senhora M.C.S. foi encontrada na rua 14 do bairro Formosinha, com mais outras duas crianças (Pamela M. de 13 anos e D. de 07 anos) na casa da "galega", onde a mesma foi informada sobre todos os procedimentos cabíveis previstos em lei, sendo esta encaminhada para a Central de Flagrantes de Formosa e deixada a disposição da delegada de plantão para que fossem tomadas as medidas cabíveis.