Formosa, a 80 quilômetros de Brasília, foi classificada entre as 20 melhores cidades para se viver em Goiás, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O estudo mede a qualidade de vida com base em fatores como renda, educação e saúde, utilizando dados do último levantamento de 2010.
Como o estado tem 246 municípios, o destaque de Formosa no ranking marca um avanço significativo no desenvolvimento social e econômico da região do Entorno. Para a secretária do Entorno (SEDF-GO), Caroline Fleury, o resultado é um reflexo da superação de desafios históricos. “O Entorno, antes considerado uma das áreas mais carentes, hoje é sinônimo de progresso e qualidade de vida em expansão”, afirmou.
Na 19ª posição entre as cidades goianas, Formosa tem demonstrado grandes avanços em áreas como infraestrutura, saúde, segurança e educação, num trabalho conjunto dos governos estadual e municipal. Além disso, a cidade tem feito fortes investimentos em turismo e em projetos de projeção internacional, como o “Embaixadores no Entorno” e a feira No EntornoTem, que têm atraído diplomatas e investidores interessados no potencial econômico da região.