No primeiro semestre desse ano foram diagnosticados em Formosa 8 casos de Hepatite B e 1 de Hepatite C.
A prefeitura municipal de Formosa, destacou hoje (16), em seu programa diário "Mais Formosa", o Julho Amarelo.
Julho é o mês escolhido para conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais e dos testes rápidos para diagnóstico precoce.
Todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade disponibilizam, gratuitamente, o teste rápido para Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis, junto às vacinas.
Procure a unidade do seu bairro o quanto antes e previna-se. Durante a campanha, serão realizadas palestras sobre o tema nas UBSs e ações de conscientização na Praça da Feira, com distribuição de folhetos e oferta dos testes rápidos. As hepatites são doenças silenciosas. Dificilmente os sintomas são claros.
É importante fazer os exames pelo menos uma vez por ano, mesmo que não pareça necessário.
A Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem os tipos A, B, C, D e E.
Os sintomas mais comuns da doença são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras.
O diagnóstico é feito por meio de exames específicos, que analisam amostras de sangue e identificam como o mal foi ocasionado.
Os testes são indicados principalmente para pessoas que tiveram relação sexual sem preservativo ou que foram diagnosticadas com infecções sexualmente transmissíveis e tuberculose, ou que compartilharam agulhas e seringas.
Veja algumas dicas para prevenção das hepatites virais:
Usar preservativo nas relações sexuais, não compartilhar escova de dente, lâminas de barbear ou de depilar, agulhas e seringas, usar os próprios instrumentos de manicure e pedicure, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens, piercings, maquiagem definitiva e em procedimentos médicos, odontológicos e de hemodiálise.