Equipe de voluntários da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do DF se mobiliza para atender pessoas socialmente vulneráveis
Embora o Centro-Oeste do Brasil seja uma região de temperaturas elevadas, na maior parte do ano, existem meses do outono e inverno com clima mais rigoroso e temperaturas frias. Em 2021, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os termômetros em algumas cidades da região podem chegar à marca dos 12°C.
Pensando em quem vive em algum tipo de vulnerabilidade social, a Comissão de Responsabilidade Social, em conjunto com o departamento de Recursos Humanos (RH) do Hospital Regional de Formosa (HRF) iniciou a campanha de agasalho deste ano.
“Uma noite sem passar frio faz muita diferença para essas pessoas. Por isso, realizamos esse trabalho voluntário com muita gratidão em nossos corações”, disse Talita Monteiro, auxiliar administrativa do RH da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal.
Movidos pelo espírito do voluntariado e o desejo de ajudar o próximo intensificada pela pandemia, muitos colaboradores do HRF abraçaram a campanha do agasalho da unidade deste ano. Com isso, a expectativa para os próximos dias é atender um número expressivo de famílias.
Posto de coleta
O hospital criou um posto de coleta para receber as doações de moletons, calças, luvas, toucas, cobertores, lençóis, travesseiros ou qualquer tipo de roupa de frio. O projeto aceita donativos dos moradores e colaboradores. Para participar, basta levar a doação até a unidade, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), e deixar no almoxarifado, com a responsável, Aline Ferrão.
Esse exemplo de empatia praticado pelos colaboradores do Hospital Regional de Formosa reforça a ideia de que doar amor, atenção e um pouco do nosso tempo a quem tanto precisa faz toda diferença para quem recebe, mas também para quem ajuda.
Pesquisas recentes mostram que pessoas que ajudam os outros tornam-se realizadas e mais felizes. O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente, das próprias pessoas. Doar vai muito além de transferir gratuitamente um bem, objeto ou dinheiro. É um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo.
Por isso, a equipe de Comissão de Responsabilidade Social do HRF se organiza, periodicamente, e realiza a entrega pessoalmente das doações às famílias, obedecendo todos os protocolos sanitários exigidos.
Para Talita, percorrer vários quilômetros por estrada de terra, com pouca ou quase nenhuma iluminação, e entregar donativos às pessoas que têm muito pouco é gratificante. “Muitas vezes, nos desdobramos para conseguir atender tanta gente. Às vezes, o lugar é de difícil acesso, mas quando chegamos e entregamos as doações, saímos com a sensação de dever cumprido”, contou a auxiliar administrativa.
Outono e inverno
Transição entre o verão e o inverno, outono se inicia em março e termina em junho e é a estação em que as chuvas cessam e dão lugar às geadas, em algumas regiões do Brasil. É durante este trimestre que pessoas expostas socialmente começam a necessitar de ajuda. De forma geral, elas vivem em situação de rua ou em moradias precárias com o mínimo para sobreviver.
Com a chegada do inverno, no começo de junho, as temperaturas caem ainda mais. Dessa forma, as campanhas de doação de agasalho são extremamente importantes, como ressaltou Aline Ferrão, almoxarife do HRF. “Essa é uma época fria e, infelizmente, muitas pessoas não têm o que vestir. Nosso papel é o de acolhimento, ao estender as mãos para ajudá-las da melhor forma possível”, definiu Aline.
Onde doar
A Comissão de Responsabilidade Social do Hospital Regional de Formosa recebe as doações de agasalhos, toucas, luvas, calças, cobertores e demais roupas de frio, por meio do seu almoxarifado, de segunda à sexta, das 7 às 17 horas e, à noite, é preciso procurar por um supervisor de plantão na unidade, sediada na avenida Av. Maestro João Luiz do Espírito Santo, s/n - Parque Laguna 2, em Formosa.