O Hospital Estadual de Formosa (HEF) realizou, na quarta-feira (24/9), sua 12ª captação de órgãos. O procedimento ocorreu no mês nacional de conscientização sobre a doação, conhecido como Setembro Verde, reforçando a importância desse gesto solidário e o compromisso de salvar vidas da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal. Só em 2025, já foram seis captações, um reflexo da preparação da equipe e do crescimento da cultura de doação em Goiás.
O 12º procedimento foi possível graças à decisão da família de um paciente de 43 anos, após a constatação de morte encefálica, seguindo todos os demais protocolos clínicos e legais, o que resultou na doação de rins, córneas e fígado. Os rins e as córneas foram encaminhados à Gerência de Transplantes estadual, responsável por direcionar os órgãos a pacientes que aguardam na fila e beneficiar cinco pacientes de Goiás. O fígado foi destinado ao Distrito Federal.
A condução do procedimento ficou a cargo da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) da unidade administrada pelo Instituto de Medicina e Diagnóstico (Imed), que acompanha todas as etapas, desde a avaliação do potencial doador até o apoio às famílias. O trabalho de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros profissionais garante que cada etapa seja conduzida com clareza, empatia e respeito.