Órgãos serão destinados a pacientes que aguardam na fila de espera no estado
O Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad (HEF) realizou, nesse sábado (04/02), a primeira captação de órgãos para transplantes. O procedimento contou com o apoio de transporte aéreo da Casa Militar do Governo de Goiás e da equipe da Gerência de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) – dois médicos e duas enfermeiras, que estiveram na unidade pra conduzir o processo de captação.
Na ocasião, foram captados rins e córneas após a constatação de morte encefálica da doadora de 74 anos. Segundo Katiúscia Freitas, gerente de transplantes da SES-GO, “a família autorizou a doação dos órgãos após o diagnóstico da morte encefálica devido a um traumatismo craniano. É um momento difícil para a família, mas tiveram a sensibilidade para autorizar a doação”.
Ela explica que o transporte dos órgãos foi feito por um avião do governo estadual. “Todos os órgãos doados beneficiarão pacientes que estão na fila de espera no estado”, emendou.
Ainda em relação a paciente, ela deu entrada no Hospital de Formosa após uma queda. Apesar da assistência, foi constatada a morte encefálica. A unidade, então, contatou a família, que autorizou a doação de órgãos.
Vale citar, o HEF foi estadualizado em 2020 e funcionou, à época, como hospital de campanha. Ele atende cerca de oito municípios da região norte que somam mais de 200 mil habitantes.