Segundo informações, houve uma falha na munição de uma viatura. Vítimas não correm risco de morte
Na manhã desta terça-feira (16/08), ocorreu uma explosão no Forte Santa Bárbara em Formosa – GO.
Segundo informações da Comunicação Social do Comando Militar do Planalto, durante a manhã, estavam sendo realizados alguns exercícios de adestramento de Defesa Antiaérea no Campo de Instrução de Formosa, onde houve uma falha na munição de uma viatura blindada antiaérea, o Gepard e, na tentativa de os militares sanarem um incidente de tiro, houve uma explosão.
Em Nota emitida para a imprensa, o Comando Militar informou que havia a presença de técnicos e militares capacitados durante os procedimentos relativos à manutenção da viatura. Ainda segundo a Nota, oito militares ficaram feridos e todos foram prontamente atendidos pelas quatro equipes de saúde que estavam empregadas na Operação, inclusive um helicóptero que realizou o transporte de dois militares ao Hospital em Brasília, sendo que o estado de saúde deles é estável e que não correm risco de morte. E os demais foram atendidos em Hospitais de Formosa e já foram liberados.
Segundo informações, neste treinamento, haviam militares que vieram do Campo do estado do Paraná, já que o Forte Santa Bárbara possui uma superfície de quase 1.200 km², sendo a maior e melhor área para exercícios de tiro de artilharia e foguetes que o Exército Brasileiro possui para treinar seus combatentes.
Com isso, o Exército Brasileiro informou que está mantendo contato com os familiares dos militares envolvidos e que será instaurado um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do ocorrido.
NOTA À IMPRENSA
O Comando Militar do Planalto informa que na manhã desta terça-feira (16/8), no Campo de Instrução de Formosa (GO), ocorreu incidente durante o exercício de adestramento de Defesa Antiaérea.
O incidente foi no transcurso das atividades planejadas, no emprego de uma Viatura Antiaérea especializada durante procedimentos relativos à manutenção da mesma, com a presença de técnico e militares capacitados.
Após o fato, oito militares ficaram feridos e foram prontamente atendidos pelas quatro equipes de saúde empregadas na Operação, utilizando suas ambulâncias e o helicóptero da equipe de segurança. Até o momento, dois militares permanecem hospitalizados. O estado de saúde deles é estável e não correm risco de vida. Os demais foram atendidos em hospitais da cidade de Formosa e Brasília e foram liberados.
O Exército Brasileiro mantém contato com os familiares dos militares envolvidos e será instaurado um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Com informações: Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Planalto.