O Portal Foca Lá esteve em visita ao Centro de Ensino em Período Integral Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz em Formosa no último mês de outubro, para conhecer mais sobre a gestão assertiva e muito elogiada por pais e alunos da Escola.
A escola está localizada no Parque Lago e foi inaugurada em 2018, faz parte do programa criado pelo então governador Marconi Perillo chamado de Padrão Século 21.
O projeto arquitetônico adotado para as escolas Padrão Século 21 da rede pública estadual chama a atenção por seu estilo arejado e inovador que propicia um ensino de excelência.
Além de uma ampla área de convivência, que estimula a interação entre os alunos e professores e cria um ambiente propício aos estudos, as unidades educacionais contam com uma excelente estrutura física, que incluem oito blocos (Administração, Auditório/biblioteca, Laboratórios, Pátio coberto, Quatro banheiros, Vestiário, Quadra poliesportiva coberta, 12 salas de aula e Bloco passarela).
Gestão Ampliada
A unidade educacional tem se destacada pelo modelo de gestão ampliada, onde há gestores (coordenadores) para cada área do Centro de Ensino. A diretora do local Adriana Mendonça de Oliveira explica um pouco do sobre o sucesso da Escola.
“Temos um corpo docente, muito empenhado e motivados pra educar, não dispomos de tantos recursos, e por vezes temos que nos unir para algum proposito, mas não quero pontuar coisas nesse sentido, porque sabemos que isso é um problema vivido pela educação em geral.
Nossa escola tem sido protagonista por outros motivos que incluem comprometimento de toda equipe, pais e alunos, temos uma lista de espera gigantesca na procura de vagas, muito por conta dos resultados que temos entregado.
Recentemente tivemos uma aluna do 9º ano que se chama Bianca Scherer que foi pré-selecionada para disputa da Olimpíada Internacional de Astronomia. Tivemos a maior proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no estado, o tempo na Escola Integral é maior, mas nem por isso, os alunos ficam ociosos.
O nosso laboratório de Ciência ainda não está pronto e também ainda não temos um laboratório de informática, mas temos realizamos projetos incríveis, inclusive com iniciação à programação e robótica. Isso tem despertado grande interesse dos alunos e claro aumentado a procura por vagas, pois os pais reconhecem os resultados alcançados”. - Adriana Mendonça de Oliveira
Envolvimento com a comunidade
A coordenadora Erika Lúcia Medeiros Marques, pontua os desafios enfrentados no dia a dia.
“Nossa escola tá localizada em um bairro, que sabemos notadamente ter alto grau de violência, mas as coisas tem acontecido positivamente.
Temos diversos programas executados com a comunidade, dentre eles, oficina de teatro, dança, horta comunitária, o esporte para todos com futebol de sete para deficientes visuais.
E isso cria um envolvimento com a Escola que faz com que todos aqui sintam-se parte de algo grandioso, e este é o papel da Escola”.- Erika Lúcia Medeiros Marques
Durante o período que estivemos por lá, foi possível observar um ambiente contagiante entre os alunos e corpo docente, é incrível como uma gestão assertiva e pontual, mesmo com a falta de recursos faz toda diferença.
Outro destaque positivo que observamos foi o desenvolvimento de um projeto coordenado pela Professora Larissa, que criou um produto para economia de água, este por sua vez ainda não foi patenteado, por este motivo não postaremos imagem.
É importante destacarmos as coisas positivas que acontece em Formosa, recentemente postamos sobre o Colégio Estadual Professor Sérgio Fayad Generoso de Formosa, que foi eleita como uma das 100 melhores escolas em práticas educacionais do Brasil, 7 delas estão em Goiás e agora temos orgulho em pontuar esse outro Centro de Ensino Integral em Formosa.
Elias Lopes – Para o Jornal da Terra e Portal Foca Lá
Beatriz Brito de Moura
Lá e so ensino médio ou tem fundamental 2 também?