Geração de renda, melhoria para o meio ambiente e consciência ecológica!
Já está em operação a Unidade de Tratamento de Resíduos de Formosa, que reciclará mais de 900 toneladas de material por semana. O trabalho contará com a colaboração de cerca de 45 catadores organizados em associação própria, com EPIs, refeitórios e banheiros à disposição, além de todos os direitos sociais garantidos como autônomos.
O prefeito Gustavo Marques, Ministério Público, IBAMA, catadores e outras autoridades vêm se articulando desde agosto de 2019 para que esse momento chegasse, atendendo todas as regulamentações legais, trabalhistas, éticas e ambientais.
Já eram reciclados anteriormente papel, plástico, alumínio e cobre, entre outros. Agora serão aproveitados também vidros, frascos de óleo, embalagens de diversos produtos, ferro, borracha, pilhas e eletrônicos em gerais, aumentando a variedade dos materiais.
Além da geração de renda dos catadores, será retirando mais resíduos do meio ambiente, diminuindo drasticamente o volume do lixo depositado no solo. Com isso, Formosa se elevará a um novo nível de adequação dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Pedro Henrique Mendes Ferreira
Grande iniciativa, para complementar tem que implantar a coleta seletiva, com essa implementação, será muito maior a reciclagem. Mas está de parabéns todos os envolvidos.