A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás divulgou novos dados sobre os acidentes envolvendo escorpiões. No total, foram 7.390 registros em 2024 contra 5.181 neste ano, até o momento, somente no Entorno do DF.
No Entorno do Distrito Federal, Formosa aparece em primeiro lugar, com 269 casos em 2025. Apesar da redução em relação ao ano passado, quando foram 396 ocorrências, o município ainda concentra a maior quantidade de picadas de escorpiões na região.
O levantamento também mostra crescimento expressivo em algumas cidades. O caso mais preocupante é Santo Antônio do Descoberto, que passou de 6 acidentes em 2024 para 47 neste ano, um aumento de 683%. Planaltina de Goiás também apresentou alta, de 69 para 104 ocorrências, o que representa 51% a mais.
Já em Cidade Ocidental, os acidentes mais que dobraram, subindo de 7 para 17 casos, crescimento de 143%.
Em contrapartida, houve redução em municípios como Cristalina, que registrou 172 acidentes em 2024 contra 75 em 2025.
Moradora da cidade, Maria das Graças Silva, de 52 anos, conta que a preocupação com a limpeza dentro de casa é constante.“A gente precisa ter cuidado redobrado, porque escorpião aparece de repente. Aqui em casa, mantenho tudo organizado, mas mesmo assim já encontrei um no quintal”, relatou.
Também apresentaram queda Formosa (de 396 para 269) e Luziânia (de 175 para 122). Em Valparaíso de Goiás, a redução foi total: de 36 acidentes no ano passado para nenhum em 2025.
O alerta também vem do Corpo de Bombeiros.
Segundo o tenente Franco, do 19º Batalhão em Formosa, os cuidados básicos dentro de casa ajudam a evitar acidentes. “Mantenha limpos e organizados os espaços de sua casa. Em caso de picada, é essencial procurar atendimento hospitalar imediatamente.
Sempre que possível, deve-se informar as características do animal, como cor e tamanho”, orientou.
Em situações de emergência, o telefone do Corpo de Bombeiros é o 193.