Município pulou da posição 120ª para 9ª no Estado, com média de 94, considerada excelente pelo TCM
Secretaria Caroline Marques, governador Ronaldo Caiado e prefeito Gustavo Marques. Foto: reprodução Facebook
De acordo com o parecer técnico-jurídico do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) e Ministério Público Estadual e Federal, a gestão do prefeito Gustavo Marques elevou a Transparência do Poder Executivo a patamares nunca antes vistos na história da cidade.
Entre os critérios da Transparência estão os gastos, receitas, despesas, contabilidade interna, recursos humanos e servidores, tabelas, etc. prestadas ao cidadão (através do site da prefeitura) e também internamente aos órgãos fiscalizadores.
A posição no ranking da Transparência é calculada através da nota média de todos os municípios do Estado. Em 2017/2018, por exemplo, Formosa ocupava a posição 122, com nota 82. Em 2019/2020 Formosa chegou à posição 120, cumprindo 81% dos requisitos.
No entanto, na última auditoria, realizada em Setembro de 2021 (gestão atual), Formosa pontuou nota 94, a maior de sua história, que a fez saltar de 120ª para a 9ª posição no Estado.
A cidade se encontra na pontuação “Elevada”, nível verde, que é a mais alta existente no índice utilizado pelo TCM para a classificação da Transparência.
O avanço é resultado direto da proposta do prefeito Gustavo Marques em atender aos níveis considerados mais excelentes pelo TCM e demais órgãos fiscalizadores, além de seu empenho em oferecer aos cidadãos todos os recursos necessários para conferir os gastos e receitas do Município.
Gustavo Marques é prefeito de Formosa, desde janeiro de 2019, quando assumiu o cargo deixado por Ernesto Roller que assumiu a secretaria de governo do Estado. Em outubro de 2020 foi reeleito para um mandato completo, com a missão de iniciar a reconstrução de Formosa. Neste novo mandato, sua gestão tem se mostrado o maior acerto da população de Formosa nos últimos 20 anos.
Informações: www.tcm.go.gov.br