Um filhote de jaguatirica, terceiro maior felino da América do Sul foi encontrado por um morador do bairro Setor Sul em Formosa. O fato chamou atenção de curiosos e agitou as redes sociais nesta segunda-feira (24/08). O filhote foi encontrado por um morador da Rua 24 do bairro.
Segundo ele, ao chegar no local encontrou o animal no fundo da sua residência, mas logo percebeu que se tratava apenas de um filhote, ao notar sua presença, acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros. Porém, antes que pudesse ser capturado, o animal acuado, subiu em cima de uma árvore do tipo mangueira, em um local de difícil acesso, impossibilitando a ação do Corpo de Bombeiros.
Veja o vídeo realizado por um oficial do Corpo de Bombeiros
Em casos como este, o comandante do Corpo de Bombeiros de Formosa, Tenente Ornelas, explica que alguns cuidados básicos devem ser tomados preventivamente, primeiramente não aglomerando pessoas ao redor do animal e não se aproximando do mesmo, evitando que o animal se sinta acuado e consequentemente ataque, caso encontre algum tipo de animal selvagem que ofereça perigo a vida humana ou ao animal propriamente, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros que estão preparados para este tipo de resgate.
A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis.
Como a maioria dos felinos, a jaguatirica é um animal noturno. Ou seja, ela dorme de dia e à noite sai para caçar. Embora possa ser encontrada caçando de dia.
É um animal solitário e territorialista. Seu território é marcado por fezes ou urina. Ela possui grande habilidade, inclusive para escalar árvores. Nalguns casos, podemos ver as jaguatiricas nadando para caçar peixes.
Os machos lutam pelas fêmeas, o que pode gerar diversas brigas entre eles. Note que um dos momentos em que são encontradas em pares é durante a época do acasalamento.
A jaguatirica é um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento.
Possuem uma cauda mais curta do que outros felinos, com comprimento aproximado entre 25 a 40 cm. Sendo assim, com a cauda podem medir até 1,40 metros. Em relação à altura, elas possuem cerca de 50 cm.
Geralmente, as jaguatiricas pesam entre 7 e 16 kg. Os machos costumam ser maiores e mais pesados que as fêmeas.
Nas patas dianteiras elas possuem cinco dedos com garras, e nas patas traseiras, quatro dedos com garras. Suas unhas são bem afiadas, uma vez que constantemente afiam nas árvores.
A pelagem desses animais é curta, macia e brilhante, com coloração que pode variar entre amarela, preta, cinza, marrom e branca. Possuem manchas e listras no corpo todo, sendo que na barriga são mais claras.
Ela possui grande semelhança com a onça-pintada, embora seja menor. Portanto, a jaguatirica é confundida muitas vezes com esse outro felino.