Vereador Welio de Iraci Chegou, Major Jader e Capitão Weber são exemplos de que: “somos exatamente do tamanho dos nossos sonhos”
Em um passado não muito distante em Formosa, quase todos os cargos importantes sempre foram ocupados por profissionais de outras cidades, o que não é nenhum demérito a eles, muito pelo contrário. Formosa sempre soube retribuir aqueles que de alguma forma contribuíram para o crescimento da cidade.
Mas algo diferente aconteceu em 2021, pela primeira vez na história de Formosa, nós temos um Comandante do 16º Batalhão Militar, nascido e criado em Formosa, Major Jader Silva. O primeiro policial militar da reserva nascido em Formosa, que tornou-se vereador, Welio de Iraci Chegou, e o primeiro Comandante Diretor Geral do Colégio Militar de Formosa, Capitão Weber Lima Ataídes, também formosense.
O que cada um deles têm em comum? Todos foram criados juntos, são primos, vieram de famílias humildes, mas que desde cedo entenderam o valor da educação. E juntos venceram! Esta matéria que vos escrevo com imenso prazer, aconteceu depois de um encontro entre amigos, na sede do Colégio Estadual da Polícia Militar, unidade Domingos de Oliveira em Formosa.
Este texto tem como objetivo despertar aqueles que sonham, e que de fato vão à luta pelo seu sonho, afinal, “nós somos exatamente do tamanho dos nossos sonhos”.
O primeiro deles, Welio de Iraci Chegou, assumiu o cargo de vereador, após ser eleito no pleito de 2020 pelo Partido dos Trabalhadores, com 653 votos. Em seu primeiro mandato, ele realmente “Chegou”, foi destaque na Câmara Municipal de Formosa, sendo um dos parlamentares que mais trouxeram recursos ao município.
Welio de Iraci Chegou é policial da reserva, atuou por mais de 30 anos em Brasília, filho do Seu Iraci Chegou, ex-vereador por dois mandatos em Formosa, é formado em Gestão pela UEG, estudou no Grupo Escolar Presidente Vargas e Colégio Estadual Hugo Lobo. Sua atuação no legislativo elevou seu nome a condição de uma das maiores revelações da nova política de Formosa, seu gabinete é um dos mais movimentados dos atuais legisladores, o que muito o orgulha.
“Eu me enveredei na política pra melhorar a condição coletiva das pessoas, entendo perfeitamente o meu papel, eu sou um representante do povo lá dentro. Então nosso gabinete é apenas uma extensão da casa de cada morador de Formosa e ele estará sempre aberto. Sei que ainda tenho muito a aprender e que os problemas da nossa cidade são muitos e graves, mas darei a minha contribuição para amenizá-los. Agradeço a todos aqueles que confiaram a mim o seu voto de confiança. Vocês sentirão orgulho do vereador que elegeu! Para encerrar, quero desejar um feliz ano novo para todos nós formosenses!” – Welio de Iraci Chegou.
O novo comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar de Formosa, Major Jader Silva, traçou uma trajetória ímpar na corporação. Tornando-se o primeiro formosense a comandar o Batalhão Itiquira, antes no campo operacional foi comandante da CPE. Major Jader é considerado por todos que o conhecem com um profissional brilhante, capaz de encarar qualquer desafio. Atualmente 16º BPM, atende 4 cidades: Formosa, Cabeceiras, Vila Boa e Flores de Goiás, uma região com quase 200 mil habitantes.
Alçado ao cargo de comandante em setembro, Major Jader entende o tamanho do desafio, apesar do efetivo não ser o ideal, o balanço de operações realizadas e a sensível diminuição de criminalidade em Formosa, poderá levá-lo em breve para um centro ainda maior, são os “ossos do ofício”, por você ser tão bom no que faz.
“Entendo o tamanho da minha responsabilidade, mas sei que cheguei até aqui com muito esforço e dedicação. Tenho orgulho de ser filho de Formosa, sempre encarei meus desafios de frente, através da educação eu tenho conquistado todos os meus sonhos, essa é a mensagem que gostaria de deixar, e estes são os valores que deixarei para os meus filhos”. Major Jader Silva.
Para encerrar, falaremos sobre o Comandante Diretor do Colégio Estadual da Polícia Militar de Formosa, unidade Domingos de Oliveira, Capitão Weber Lima Ataídes, filho do saudoso “Dominguinho da Paloma”, ex-policial militar. Para resumir a sua atuação como Comandante Diretor, basta dizer que o Colégio se tornou referência de ensino para outros Estados. E não há nenhum problema nisso, o que é bom precisa ser replicado. O Comandante falou com orgulho do que o Colégio Militar hoje representa para à população.
“Nós temos problemas como qualquer Colégio público, o que nos diferencia, é que aqui não focamos no problema e sim em como solucioná-lo. A nossa relação com o corpo docente é de respeito mútuo, entendendo a função de cada um. Tenho imenso orgulho em saber que ajudamos a formar cidadãos melhores e preparados para vida”. - Capitão Weber Lima Ataídes.
Durante a nossa conversa, veio a lembrança de que a Lanchonete Paloma, surgiu por conta de uma cachorrinha, que sua família criava, neste momento várias risadas, pois imediatamente Welio e Major Jader lembraram-se dela, e obviamente da infância.
A educação é o único caminho para transformação da nossa realidade, e foi através dela que esses três personagens alçaram voos maiores. Não importa de onde você veio, o importante é até onde você quer e pode chegar.
“Antes eu daria um boi pra não entrar aqui, agora dou uma boiada para não sair”. – Capitão Weber Lima Ataídes.