Conforme informações apuradas, nesta quinta-feira (10/04), após receber informações do Guarda Municipal J. J. B., que estava de plantão na Escola Municipal Júlio César de Lacerda, no distrito de Santa Rosa, sobre um indivíduo que reside em frente à unidade escolar e que vinha aterrorizando professores e alunos, por permanecer constantemente próximo ao portão da escola e, por vezes, invadir o local portando arma branca (facão e foice), uma equipe da Polícia Militar lotada em Santa Maria deslocou-se até o Distrito de Santa Rosa.
Ao chegar, os policiais conversaram com o guarda municipal e com a vice-diretora J. L. de D. B., os quais relataram que o autor apresentava problemas psicológicos e que se tratava do mesmo indivíduo que, no mês anterior, arremessou um facão contra uma equipe policial, conforme ocorrência já registrada.
Ao tentar contato com o suspeito, A. C. de M., este já se encontrava portando um facão, demonstrando comportamento agressivo diante da guarnição. Diante da situação, foi feito contato com o SAMU e solicitado apoio à equipe de Vila Boa, que deslocou juntamente com os socorristas até o local.
Na chegada das equipes, A. C. de M. encontrava-se na porta de sua residência, a qual é cercada apenas por arame farpado, e ao avistar os policiais, ficou visivelmente nervoso e agitado. Para que o SAMU pudesse realizar o atendimento e administrar a medicação necessária, era imprescindível conter o indivíduo. Contudo, ao adentrarem o quintal, o mesmo correu para os fundos da casa e retornou com uma foice em mãos, partindo em direção às equipes.
O Sgt. F. Gomes, munido de bastão, tentou contê-lo, mas A. C. de M. desferiu vários golpes com a foice, inclusive atingindo o bastão, colocando em risco a integridade física dos policiais. Diante do risco iminente de morte e em conformidade com o POP, o Sgt. Fernando, que realizava a segurança da equipe, efetuou um disparo de arma de fogo com a PT APX nº AA093766B, munição lote ELY49, acertando o pé direito do indivíduo, que foi imediatamente imobilizado e algemado pelos Sgt. F. Gomes e Sgt. Borba.
Em seguida, o autor foi atendido pela equipe do SAMU, que prestou os primeiros socorros e o conduziu ao Hospital Municipal de Vila Boa, sendo posteriormente transferido ao hospital de Anápolis para realização dos procedimentos médicos adequados.
Obs.: A foice utilizada por A. C. de M. foi recolhida e apresentada na 2ª DP de Formosa, para os devidos fins.