Leão de Judá, única empresa operando na rota Formosa/Brasília teve a licença suspensa pela ANTT e opera sob recurso
Na manhã desta quarta-feira (8/11), a secretária do Entorno do DF (Sedfgo), Caroline Fleury, conduziu uma reunião com o prefeito de Formosa, Gustavo Marques, secretários municipais e a equipe da Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG). O foco do encontro foi a busca por soluções para enfrentar a crise no sistema de transporte em Formosa.
Caroline Fleury apresentou os resultados de um levantamento minucioso realizado por especialistas da Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG), conduzido pela equipe da superintendência da região do Entorno do DF, desde a última segunda-feira por Jean Damas, Matheus Duarte e Wesley Santana. O objetivo central desse levantamento técnico foi avaliar a situação das rotas disponíveis para o transporte interestadual em Formosa, após a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres de suspender a operação da empresa Leão de Judá, que ainda se encontra em processo de recursos contra a referida decisão.
Os técnicos da SGG identificaram que apenas essa empresa opera na linha entre Formosa e Brasília. "Quando o prazo para a análise dos recursos expirar, não podemos permitir que a população seja privada de seu direito constitucional de livre locomoção, trabalho e estudo. É fundamental encontrarmos uma solução negociada", destacou Caroline Fleury.
Além disso, a reunião abordou uma das causas do problema: a falta de um sistema de transporte semiurbano. "Formosa é a única cidade no Entorno que não possui autorização para operar transporte semiurbano, e as pessoas precisam se deslocar de qualquer maneira. Isso acaba gerando uma demanda para o transporte clandestino. Estamos em busca de um diálogo com a ANTT para resolver esse problema", explicou Caroline Fleury.
O levantamento também sugeriu medidas para aprimorar a mobilidade e o transporte dos cidadãos de Formosa, especialmente para aqueles que trabalham ou necessitam de deslocamento dentro do município e para as cidades vizinhas, com destaque para o Distrito Federal. Jean Damas, da equipe da SGG, apresentou sugestões relevantes relacionadas à implementação do plano de mobilidade para a região, contemplando melhorias na infraestrutura viária, ciclovias e sinalização, visando facilitar a vida de todos que precisam se deslocar entre as cidades.
A atuação das secretarias de Estado do Entorno DF (Sedfgo) e Geral de Governo (SGG) é um exemplo de sua participação estratégica do Governo de Goiás em um amplo conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da região. "Essa iniciativa não está isolada, mas faz parte de uma série de esforços coordenados que abrangem diversas áreas", afirmou o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da SGG, Miguel Angelo Pricinote.
Dentre as ações mais relevantes, destacam-se a realização de um workshop voltado para a transformação dos Planos de Mobilidade em Infraestrutura, as negociações para a celebração de convênios com a Infra S.A. e a Secretaria de Mobilidade do Governo do Distrito Federal, visando encontrar soluções para o serviço semiurbano na região do Entorno.
Adicionalmente, a Secretaria também está em conversações com o Ministério dos Transportes para viabilizar o VLT de Valparaíso, incluir o BRT Luziânia no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e propor a formação de um Consórcio Interfederativo do Entorno. Essas ações refletem o compromisso do Estado de Goiás em melhorar a qualidade de vida dos habitantes da região.
Comunicação Setorial - Secretaria do Entorno do Distrito Federal