O prefeito de Formosa Gustavo Marques, reafirmou neste domingo (22/03), através de uma transmissão ao vivo pelo facebook em seu gabinete que: até o presente momento, não há nenhum caso de coronavírus confirmado em Formosa, qualquer informação contrária a essa informação, até o presente momento é considerado fake news.
Segundo o líder o máximo do executivo, em Formosa há 24 casos de suspeita do covid-19, dentre os quais:
4 deles foram totalmente descartados pela secretaria de estado de saúde e ministério de saúde, por não se enquadrarem no exame clínico para diagnóstico de covid-19.
5 casos foram descartados por exame, porém, estes ainda encontram-se em quarentena por prevenção.
15 casos ainda esperam definição, 9 casos foram enviados para Goiânia na última quarta-feira (18/03), os resultados destes devem chegar até à secretaria de saúde de Formosa entre segunda (23/03) ou terça-feira (24/03).
O prefeito ainda firmou que foi recolhido material de outras 6 pessoas para exame no domingo (23/03), que também foram enviados até Goiânia. A demora para a divulgação dos resultados de alguns casos suspeitos, segundo o executivo, acontece em virtude da alta demanda de exames enviados para Goiânia que atende toda a demanda do estado.
Gustavo Marques foi enfático ao afirmar que não há nenhum caso de coronavírus confirmado em Formosa, conforme divulgado erroneamente, inclusive por alguns veículos de comunicação de Formosa.
"Quero esclarecer agora, neste momento, eu Gustavo Marques, prefeito municipal. Não existe nenhum caso confirmado de coronavírus no município de Formosa, neste exato momento. Pode ser que tenhamos a partir da divulgação destes resultados, mas com a fé que temos em Deus, todos darão negativos. Quero falar pra vocês pessoal, não vamos divulgar notícias falsas. Tem rádio de Formosa falando que tem caso de coronavírus confirmado em Formosa, caso que foi encaminhado até o Hospital das Forças Armadas em Brasília. Neste exato momento, eu acabo de receber o resultado do exame, e não é coronavírus, o exame foi realizado para dengue e foi confirmado. O Hospital sequer recebeu o paciente em Brasília. Temos outro caso suspeito de Simolândia-GO, que soltaram a pouco nas redes sociais, a pessoa mora em Formosa, portanto entrará na estatísticas de Formosa, o paciente apresenta suspeita de coronavírus. Este já está em isolamento e está também entre os suspeitos. Nós não temos nada a esconder do cidadão formosense, eu venho até a vocês pra falar que toda à transparência, nós teremos com a pandemia de coronavírus em Formosa. Confiem apenas nos canais oficiais de Formosa".
Confira o replay da live:
Elias Lopes, para o Portal Foca Lá