Avante e Podemos definem candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito
Acima, prefeito Gustavo Marques e Samir Sahori, Wenner Patrick e Maurício Faleiro. Abaixo: Heli Dourado e Ramos, Itamar Barreto e Roberta Brito, Bueno Hernany e Brasil Jr. Arte: Portal Foca Lá
Nesta terça-feira (15), no penúltimo dia de convenções partidárias em Formosa, nos reservou algumas surpresas, como tem acontecido naturalmente nos últimos pleitos, algumas composições foram definidas aos 45 do segundo tempo, mexendo com algumas peças no tabuleiro político municipal.
Nas primeiras horas do dia, especulava-se uma composição entre o pré-candidato do REPUBLICANOS, o pastor Maurício Faleiro e o também pré-candidato, vereador Wenner Patrick do AVANTE. Fato confirmado na convenção partidária, horas mais tarde. A notícia gerou alguma surpresa nos bastidores da política formosense, e principalmente nas redes sociais, o cenário apontava o médico Dr. João Cordeiro como natural pré-candidato ao cargo de vice-prefeito. Após a repercussão, o então pré-candidato ao executivo, postou uma foto ao lado do médico, afirmando que ele seria candidato a uma vaga no legislativo, aumentando ainda mais a disputa da sigla na eleição proporcional.
Desta forma a coligação encabeçada pelo AVANTE, terá como candidato ao cargo de prefeito o vereador Wenner Patrick (AVANTE) e Maurício Faleiro (REPUBLICANOS), como candidato ao cargo de vice-prefeito.
Maurício Faleiro, teve uma passagem rápida pela gestão de Gustavo Marques, quando ocupou o cargo de superintende de comunicação em 2020, afastando-se do cargo no dia 05/03, lançando-se como pré-candidato ao executivo, sob justificativa de que teria um projeto político para a cidade, que em breve seria apresentado. O fato foi lembrado por algumas pessoas nas redes sociais.
O partido do atual prefeito de Formosa, o PODEMOS realizou convenção na noite de terça-feira (15), na câmara municipal de Formosa. Ao natural o partido indicou o atual prefeito, como candidato a reeleição na chapa majoritária, apostando na indicação do PSC, ao nome do empresário Samir Sahori, arquiteto e urbanista de Formosa. A convenção contou com a presença do líder e presidente estadual do partido PODEMOS no estado, o deputado federal José Nelto que declarou total apoio à candidatura do atual prefeito.
A coligação do PODEMOS, intitulada "Trabalhando Podemos Mais", é formada pelo PODEMOS, DEMOCRATAS do governador Ronaldo Caiado, PSC, PTB, PROS e DEMOCRACIA CRISTÃ. A coligação pode aumentar o número de siglas ao decorrer do último dia de convenções.
Segundo a pesquisa eleitoral encomendada pela TV Record, Gustavo Marques (PODEMOS) desponta como favorito na disputa eleitoral em Formosa, na pesquisa estimulada, o atual prefeito aparece com 22% das intenções de votos, seguido por Wenner Patrick (AVANTE) com 15%. Em terceiro lugar aparece Bueno Hernany (SOLIDARIEDADE) com 6%. Itamar Barreto (PSD) e Maurício Faleiro (REPUBLICANOS) aparecem empatados com 4%.
Dentro de algumas horas, após as convenções, conheceremos as composições ou chapas majoritárias do SOLIDARIEDADE, PP, MDB, PSD, PT, PMB, PSL, PRTB e PATRIOTA.
Há enorme probabilidade de algumas composições entre os partidos, reduzindo o número de candidatos nas eleições majoritárias. Cogita-se que o MDB do pré-candidato Heli Dourado, tenha fechado composição com o empresário Ramos do Posto (PSL). Outra indefinição é quanto ao rumo do SOLIDARIEDADE, do pré-candidato Hernany Bueno, nos bastidores comenta-se que a falta de articulação política e a indisponibilidade do mesmo em compor, tenha o isolado politicamente.
O ex-prefeito Itamar Barreto (PSD) que parecia uma carta fora do baralho, surge com força e tenta apoio do ex-prefeito e deputado estadual Tião Caroço, atualmente sem partido, mas que ainda dá as cartas no PP formosense. O PP ao lado do PODEMOS deverá compor a maioria de cadeiras na câmara municipal, em caso de uma composição do partido o nome da vereadora Roberta Brito ganha força numa possível indicação ao cargo de vice-prefeita. Restaria à cúpula do partido convencê-la, Roberta tem uma eleição praticamente garantida ao cargo de vereadora no pleito que se aproxima.
O PT formosense, decidiu não compor com nenhum partido, lançando Jorge Antonini como candidato ao cargo de prefeito, a jovem advogada Ariana Lopes ao cargo de vice-prefeita.