Estamos comemorando hoje, dia 12 de junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O principal objetivo desta data é alertar a comunidade em geral sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que ainda se mantém corriqueira e comum em diversas regiões do Brasil e do mundo.
As crianças têm direitos básicos como alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade, ambiente familiar e de sociedade. Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos. Esses direitos estão sendo negligenciados em muitos países.
É preciso uma conscientização coletiva sobre as condições econômicas, sociais e educacionais que as crianças do mundo inteiro estão vivendo, em especial da nossa querida cidade de Formosa.
A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais. Crianças e adolescentes precisam ser protegidos contra a agressão, discriminação e exploração.
As Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Aepeti, coordena uma série de iniciativas e campanhas criadas para acabar com o Trabalho Infantil.
A ação do dia 12 de junho acontecerá em 5 semáforos de grande fluxo da cidade.
A ideia é mobilizar a população, sensibilizar a comunidade para esse grave problema. Importante ressaltar que já reativamos as reuniões da Rede de Proteção das crianças e adolescentes e criamos uma agenda que envolve a Vara da Infância, a promotoria da Infância, a Delegacia da Mulher, os profissionais da nossa Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, da secretaria de educação, da secretaria de saúde, os conselheiros tutelares, enfim, todos os agentes que precisam ser mobilizados neste processo para garantir a proteção das crianças e adolescentes da nossa cidade. - Caroline Marques
Os desafios são muitos! Precisamos ficar alertas! Precisamos garantir que nossas crianças sejam cuidadas e protegidas! Para que isso aconteça, vamos precisar do apoio e esforço de todos, para garantir melhores condições e esperança para nossas crianças e adolescentes!