Confira a última curiosidade sobre formosa
Hoje dia 09/08, dia de conhecer a quinta e última curiosidade sobre a Cidade de Formosa, que foi divulgada neste sábado (07/08), nas redes sociais da Prefeitura, em homenagem ao aniversário do município que completou seus 178 anos. Hoje a quinta curiosidade é! Você sabia que o desenho do Coreto é cheio de significados?
De longe o Coreto é um dos símbolos culturais e patrimoniais de nossa cidade, mais importante. Não só por isso, mas também pelas histórias que ele carrega ao longo dos anos.
Sua arquitetura em forma de coroa faz referência à Coroa da Senhora Teresa Cristina de Bourbon, imperatriz consorte do Império Brasil e esposa do imperador Pedro II. Os tons de azul e branco remetem ao período imperial com influência portuguesa. Já as janelas de madeira, traz a simplicidade do nosso povo.
História
O Coreto Municipal na cidade de Formosa é um local que guarda consigo muitas histórias, principalmente pela sua localização assim que foi construído, pelas festas que ocasionalmente aconteciam ali, entre tantas outras coisas.
Não menos importante que o Coreto Municipal foram as diversas vertentes culturais surgidas nesse próprio que nesse ano completa 60 anos. Foi ao redor dele que acontecia o costume do vai-e-vem, do qual surgiu muitos casamentos. Era no Coreto Municipal que em todas as tardes de domingo a centenária Corporação Musical 24 de Dezembro se apresentava, chegando agora a dar destaque a pessoas simples como o pedreiro João Luiz do Espírito Santo, que participou ativamente na referida corporação por 63 anos, sendo que 37 destes como maestro. Foi no Coreto Municipal que se instalou o primeiro sistema de rádio e notícias de Formosa, onde com quatro auto falantes tipo corneta era o local ideal onde senhores como Osmã Gomes pagava o locutor para mandar música às lindas damas formosenses que com seus lindos vestidos (que não repetia a cada final de semana) desfilavam nas tardes de domingo. Foi no Coreto Municipal que a antiga Associação Cultural e Recreativa de Formosa apresentava suas peças teatrais antes de ganhar a grande área que com o tempo foi sendo tomada pelos feirantes e hoje abriga a Feira Coberta e a Praça da Feira.
Nosso Coreto Municipal, desenhado em forma de Coroa, guarda em si as lembranças da coroa da Senhora Teresa Cristina de Bourbon, bem como as cores azul celeste e branco do nosso período imperial, ainda com a grande influência portuguesa. Suas janelas de madeira traduzem a simplicidade do nosso povo.
Nosso Coreto Municipal que era vizinho da Capela de Santo Estêvão e da rodoviária, sem contar a casa do grande historiador Olympio Jacintho, foi o local onde muita coisa foi manifesta, aparecendo do nada lindas estórias. Foi lá que ouvimos os boatos da jiboia que queria comer o galo de bronze, da serpente da lagoa feia que estava amarrada embaixo da sacristia e, quem pode negar que a noiva das laranjeiras não ia lá na festa do vai-e-vem?
Com informações: Prefeitura Municipal de Formosa.