Confira a segunda curiosidade sobre a Cidade de Formosa
Hoje 03/08 é dia de conhecer a 2ª curiosidade sobre Formosa, divulgada pelas redes sociais da prefeitura, a série faz parte da semana em comemoração ao aniversário de Formosa, que acaba de completar 178 anos. A de hoje é sobre o Cemitério Central da nossa cidade, e porque ele se chama Cemitério da Concórdia, confira:
Há discórdias que nos geram histórias! Lá em 1863, um Padre chamado Thomé resolveu construir o Cemitério Central.
O curioso é que o Padre, gastou todo o dinheiro do município, gerando uma grande discórdia entre os políticos na época, a ponto de haver uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de Formosa para tratar sobre o assunto. Na ocasião, como decisão, resolveram expulsar o Padre Thomé e, após isso, o Cemitério Central passou a ser chamado Cemitério da Concórdia.
História do Cemitério Central
Em 1.863, sob a direção do vigário local, Pe. Antônio Thomé da Silva Botelho, foi construído o cemitério (Cemitério da Concórdia), sendo que o esforço desse pároco foi tão grande que o mesmo ficou em dificuldades financeiras, chegando à intervenção da Câmara Municipal em 21 de março de 1.864, o qual pediu a substituição do vigário, sendo o dia 24 de março o dia da remoção do mesmo de Formosa. Quanto ao nome, devido esses problemas financeiros que o município entrou, o cemitério (sem nome), passou a ser conhecido como Cemitério da Discórdia, tamanhas eram as discussões devido à crise instaurada. Após a negociata com Padre Thomé e a saída deste, ficou conhecido como Cemitério da Concórdia.
Com informações: Prefeitura Municipal de Formosa.