Esq. para direita: Major Dário, Coronel Raíza, Anelise Maschi, José Augusto Nogueira, Gustavo Marques, Mundim e Bispo Dom Adair
A Polícia Militar de Formosa, em ato solene na manhã de hoje (24/07), reinaugurou a base Indaiá, localizada na GO-430 que dá acesso a cidade de Planaltina-GO.
Estiveram presentes no ato, várias autoridades de Formosa e do estado. O Portal Foca Lá, transmitiu ao vivo em sua página do facebook a cerimônia de reinauguração da base.
A base Indaiá, foi inaugurada em 16 de outubro de 2008, por questões estruturais, permaneceu desativada até a presente data. A revitalização do local foi concretizada, após uma parceria público-privada entre o Poder Executivo, Empresários, Produtores Rurais e Polícia Militar de Formosa.
Por sua localização estratégica, em uma das principais vias de acesso e saída de Formosa, esta base avançada da Polícia Militar permitirá ações variadas de combate à criminalidade, como bloqueios, cerco policial a infratores da lei, abordagem a pessoas sob fundada suspeita, dentre outras ações de caráter preventivo.
A base indaiá contará com efetivo e viatura permanentes, e atenderá a solicitações dirigidas diretamente aos policiais militares de serviço, e as demandas encaminhadas por intermédio do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM).
Em sua fala Augusto, explicou que a semente da reativação deste posto, surgiu através de um fruto de uma base da Polícia Militar, que foi reformada na zona rural de água fria, em prol da comunidade.
O intuito segundo ele, era resgatar basicamente a polícia para aquela comunidade local, criando um projeto social contra drogas, prostituição infantil, combatendo alguns problemas sociais que existe na região.
Através da associação ao qual eu represento, recuperamos o posto policial e foi instalado um projeto social, que inclusive já teve a primeira formatura. No dia da formatura, juntamente com o Coronel Raíza, ao qual parabenizo mais uma vez, expressei o meu sentimento de gratidão por novamente aquela região ter acesso ao serviço de segurança pública, essencial para todos.
Essa nova era da Polícia Militar, nos trouxe uma vida nova, pra estarmos presente com eles na sociedade, e tentar fazer algo em prol da comunidade carente, é este o nosso grande objetivo.
Todos nós produtores, geralmente moramos em Formosa, nossa família fica lá e nós passamos a maior parte do tempo na propriedade rural.
Aquela base na saída do Indaiá é um ponto estratégico para segurança pública, estava abandonada, tinha andarilhos dormindo aqui, a base estava destruída.
Foi aí que falamos com o Coronel Raíza que prontamente entendeu a necessidade de reativar a base.
Existe uma grande diferença, que a comunidade brasileira precisa entender, temos uma cultura do assistencialismo de só querer as coisas. Então, nós resolvemos fazer diferente, após uma breve conversa com o comandante, decidimos que iríamos revitalizar e ativar a base.
A partir daí, com a parceira público-privada foi feito a reforma necessária, para que a base novamente pudesse funcionar.
Parabéns a Polícia Militar de Goiás, eu ando em vários estados e a nossa Polícia é referência pro Brasil. - Concluiu, José Augusto Nogueira Vieira
Após cumprimentar as autoridades presentes, o prefeito de Formosa Gustavo Marques, explicou que foi procurado pelo Comandante do 16º BPM, Major Dário e pelo Coronel Raíza, Comandante Regional da PM em Goiás, que lhe informaram sobre a situação.
Prontamente a prefeitura se mobilizou para que de fato, a revitalização se concretizasse. Gustavo lembrou dos números positivos que o 16º BPM tem apresentado semestralmente.
Ao concluir sua fala, o prefeito assumiu o compromisso, de que os postos policiais das demais entradas da cidade, também fossem reativados.
|
Vereadores: Ceguinho, Miro Bike, Nema, Joelson Trovão
Produtores e Empresários: Angela Anbersa, presidente da Abras Grãos
José Augusto Nogueira Vieira, representante da Apraj
Elzemar Bernades - ADF
José Carvalho Filho, Apraj
Bruno Maschi
Anelize Maschi
Acides Zanchetti
Confira a cerimônia transmitida ao vivo pelo portal no facebook.
Imagens, texto e vídeo por Elias Lopes - Portal Foca Lá