Mais de 10 mil pessoas compareceram às urnas no município; 4 novos conselheiros foram eleitos e 6 reeleitos
Da esquerda para direita, Gilmar Rodrigues, Willeska Silva, Valéria José, Pastor José Machado, Vivian Karla. Abaixo: Ameníce Candido, Raquel Muniz, Jadson Ribeiro, Marcs Andrade e Ivânia Engler, novos conselheiros de Formosa. Arte: Portal Foca Lá. Imagens: Redes Sociais.
A população de Formosa escolheu neste domingo (01/10), os novos conselheiros tutelares do município. Com novo recorde de votação e extrema agilidade na apuração, 10.183 pessoas compareceram às urnas, um recorde de votos que superou em mais de 41% o total de votos apurados na eleição de 2019. Naquela ocasião 5.915 pessoas compareceram.
A explicação para o grande aumento está ligada há alguns fatores, seis locais para votação na zona urbana e sete na zona rural. A fórmula assertiva da comissão organizadora e principalmente a divulgação nos veículos de comunicação, contribuíram para o sucesso.
O resultado apontou uma renovação de 40% no quadro de conselheiros. Os 5 primeiro deles poderão escolher onde preferem atuar, no Conselho I, localizado no Setor Pampulha ou no Conselho II, localizado no Parque Lago. Diferentemente da fórmula utilizada na eleição anterior, onde os candidatos eram obrigados a escolherem por qual Conselho gostariam de atuar. A disparidade detectada em 2019 corrigiu algumas injustiças, como por exemplo, o sexto colocado naquela eleição, o atual Vereador Professor Shinayder Shell, obteve 787 votos pelo Conselho I e não conseguiu se eleger na ocasião. Com essa mesma votação ele teria sido eleito como o segundo mais votado pelo Conselho II.
O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) responsável por toda organização e legitimação da eleição, atualmente presidido pelo advogado Dr. Carlos Ribeiro juntamente com a comissão organizadora, optaram por simplificar o processo, os eleitores dessa vez votaram em apenas um candidato, bem diferente da eleição anterior onde era possível votar em 5 candidatos. A comissão organizadora foi formada pelo presidente: Wesley Santos e pelos conselheiros: Kelver Macedo, Marianny Viana, Dr. Marlon Rodrigues e Gustavo Barbosa. A votação transcorreu dentro da normalidade tanto na zona rural como na zona urbana. O resultado oficial foi divulgado pelo TRE às 19h43.
Os 10 conselheiros escolhidos são:
1º - Gilmar Rodrigues (reeleito) 761 votos [7,51%]
2º - Willeska Silva (reeleita) 541 votos [5,34%]
3º - Valéria José (reeleita) 439 votos [4,33%]
4º - Pastor José Machado 438 votos [4,33%]
5º - Vivian Karla (reeleita) 389 votos [3,84%]
6º - Ameníce Candido 388 votos [3,83%]
7º - Raquel Muniz (reeleita) 343 votos [3,39%]
8º - Jadson Ribeiro 319 votos [3,15%]
9º - Marcs Andrade (reeleito) 313 votos [3,09%]
10º - Ivânia Engler 312 votos [3,08%]
Resultado geral: