Hugo Teixeira diretor da emissora, chamou o vereador de bandido, afirmando que o mesmo foi condenado por roubo de carro e formação de quadrilha
Em Formosa os termômetros apontam 34º, nesta quarta-feira (06/10), com alerta laranja para baixa umidade do ar. A possibilidade de chuva é quase nula. Na Câmara Municipal de Formosa, o clima está ainda mais quente, com alerta vermelho para possíveis tempestades desde a primeira sessão de outubro, realizada ontem (05/10).
Para que o fiel leitor entenda melhor as ‘condições climáticas’, pontuaremos os atores envolvidos. São eles: vereador Índio de Assis, Hugo Teixeira diretor da Rádio 92FM, a Guarda Municipal de Formosa, o comunicador e professor Paulo de Tarso, e uma participação de ‘recorte’ da vereadora Delegada Fernanda.
No primeiro ato, o vereador Índio de Assis (PROS), resolveu assumir o protagonismo da sessão, ao disparar contra o atual diretor da Rádio 92FM, classificando-o como um ‘moleque safado’, para entender melhor o caso, é preciso retroagir um pouco na timeline dos fatos. Para resumir, durante o programa de maior audiência da grade da emissora, onde o diretor também atua como ‘radialista’, ‘comentarista’, jornalista e seja lá quantos incalculáveis profissões ou adjetivos o “sufixo ista” é capaz de produzir.
Durante o primeiro recorte da fala do vereador, Índio diz:
“Boa tarde as pessoas, direito de fala, direito de resposta porque quando ligam lá eles não cortam a ligação não, eles deixam o povo falar. Por quê eu estou falando nesse quesito, Srs. vereadores? Eu como então vereador que foi eleito democraticamente, independente da minha quantidade de votos, que nem teve um cidadão na ‘Rádio Globo’ que falou, quem era o vereador Índio? Muito prazer Sr. DR. Meu nome é Israel de Assis, nascido na cidade de Rio Branco do Acre, com muito orgulho, descendente do povo indígena com muito orgulho. Sempre passei algumas situações referentes a isso, mas sempre tive muito orgulho da minha etnia. E que nem o Sr. falou, quem sou ‘eu’, com meus 337 votos. Fora a quantidade que eu precisava pra ser eleito, e pra estar aqui ocupando este cargo, o peso do meu voto tem o mesmo peso da vereadora mais votada, graças a Deus ela teve bastante voto, como todos aqui, mas foi o suficiente para mim ter sido eleito, e assim eu só lamento para o Sr. porque os seus amigos que tiveram aí 500, 600 votos não foram eleitos.
Segundo o parlamentar, Hugo Teixeira teria questionado os poderes conferidos aos profissionais da Guarda Municipal de Formosa. Durante o recorte, Índio diz:
“Você é um moleque, e falo isso na tua cara. Você não pode menosprezar esses país de família e essas mães de família que estudaram e se qualificaram e que principalmente, fizeram concurso público e que hoje muito honram a esta população. Porque aqui nós não temos só guardas patrimoniais não, nós temos guardas operacionais, que está defendendo à população todo santo dia nas ruas, nas escolas, nos prédios públicos, ajudando sim, toda segurança pública, Polícia Civil, Polícia Militar. Não tente colocar uma instituição contra a outra não, porque eles são parceiros de trabalho, são parceiros de luta. Quem é o Sr.? Eu é que pergunto quem é o Sr.? Você é um moleque que só está nesta rádio porque papaizinho é um dos donos ou é dono. Sei lá, o Sr. não entende nada de rádio, o Sr. caiu de paraquedas nesta rádio aí, se fosse pra ser contratado por qualquer uma outra rádio, o Sr. não seria não! Agora eu falo que o Sr. é um moleque, o Sr. é um safado! Isso aí eu falo!”
Em um terceiro recorte da sua fala, Índio levou uma vaquinha de brinquedo e disparou contra a direção da emissora, confira:
“Uma teta, pode filmar, pode tirar foto! Adivinha quem tá mamando na teta? Sempre tiveram contrato com o governo do Estado e da prefeitura, vocês batem no prefeito, porque ele não quis pagar! Fechar contrato com vocês! Eu quero ver vocês falar mal do estado, fala mal do estado? Uai por quê vocês não falam mal do estado? Porque está recebendo um dinheiro lá? De contrato? Ah faz-me o favor, quanta hipocrisia, quanta hipocrisia de vocês! Viveram a vida toda recebendo dinheiro público, agora querem dá um de bom samaritano, ah faz-me o favor, vocês não é o bom da boca? Devolve o dinheiro então uai, devolve todo o dinheiro do Estado, e da prefeitura que vocês mamaram nestes anos anteriores de contrato, devolvem uai? Vocês não são os bons samaritanos? Olha que vai dá mais de milhões, faz uma doação para prefeitura, para qualquer uma entidade, vocês não é o bom da boca? Faça-me o favor, para de hipocrisia! Se vocês não gostam do município, saí fora! Vocês estão ficando rico aqui, saí fora então.
No último recorte da fala do vereador, Índio finaliza afirmando não ter medo de ninguém da emissora, por não ter rabo preso e nem indicação de funcionários nem para o Estado e prefeitura. Ao finalizar o parlamentar se refere diretamente ao outro comunicador da emissora, Paulo de Tarso que também é Professor, veja:
“Eu não tenho rabo preso com ninguém não, eu não tenho família empregado com governo do Estado, ou na prefeitura, eu não tenho ninguém não, não tenho! Por isso não tenho medo de vocês, podem falar 365 dias de mim, mas enquanto uma pessoa, apenas uma, precisa dois não! Enquanto uma pessoa falar, que eu estou no caminho certo, e estou fazendo a coisa certa, não me rebaixando ao capricho de vocês, eu vou em frente. Eu vou em frente! Eu fui eleito pra isso, e falava isso durante a minha campanha, não vou baixar cabeça pra ninguém, seja qualquer veículo de comunicação. Se eu tiver que falar, eu vou falar! E mais uma também, ao que é professor e comunicador lá na ‘Rádio Globo’, graças a Deus o Sr. nasceu com a pele branca, o Sr. não sofreu descriminação não, da forma que o Sr. referiu ao meu povo indígena, que era programa de Índio aqui, falando pejorativamente, e eu estou trazendo isso não é só de mim não, é do meu povo indígena que entrou em contato comigo, pessoas que mora aqui, pessoas que moram fora, porque assistem aqui a nossa TV Câmara. Faça isso não, o Sr. é um educador, leva coisas boas, não despejem o ódio, essas amarras que vocês tem de pessoas que não são amigas de vocês, graças a Deus eu não sou, e não pretendo ser!
Em resposta, o diretor da emissora, Hugo Teixeira, ao finalizar mais uma edição do programa ‘Cidade Livre’, traz a informação de que o vereador possuí condenação por roubo de carro e formação de quadrilha, confira:
“Mudando um pouco de assunto, mais um tema que já foi abordado aqui hoje, eu fiquei sabendo que o vereador, o mesmo vereador Índio, que nos ofendeu anteriormente na câmara de vereadores, está nos ofendendo no plenário, eu queria só fazer um pedido então pro vereador, já que ele gosta tanto de falar da gente, que ele fale um pouco dele, da história dele, do passado dele, coisa que ele nunca contou pros eleitores dele, e explique da condenação que ele teve né, por roubo de veículo. Então à população de Formosa acho que não sabe, quem quiser saber mais acompanhe o nosso jornalismo amanhã. O vereador Índio é condenado por associação criminosa, formação de quadrilha para roubo venda e interceptação de veículo, é réu confesso tá? Acho que ninguém tem essa informação, notícia de primeira mão da 92FM. Eu acho engraçado uma pessoa com o passado tão sujo, uma pessoa que realmente pode ser chamado de bandido, porque condenado, preso condenado, confesso! Apontar o dedo pra pessoas que tão aqui defendendo o bem da sociedade. Eu não vou, eu acho que a gente pode encerrar, hoje por aqui, tá Otaviano!? Fica aí o pedido de explicação ao vereador Índio de Assis, condenado por roubo de carro, tá por roubo de carro, formação de quadrilha, interceptação, venda, ocultação. Ele foi quem ocultou o veículo, nós temos detalhes deste processo, amanhã nós vamos trazer e divulgar para todos aqui. Quero que ele aproveite o tempo em plenário dele, e se explique e explique também aos eleitores, já que ele omitiu essa informação em campanha, nunca falou pra ninguém do passado e inclusive tentou apagar esses registros da internet, nós falaremos mais disso amanhã aqui no Cidade Livre.
Ao término da sessão de ontem (05/10), à vereadora Delegada Fernanda publicou um vídeo em suas redes sociais, defendendo a liberdade de imprensa, afirmando não concordar com ataques à liberdade de imprensa, nem tampouco com ofensas pessoais a jornalistas, veja.
A propósito depois de tudo isso, tivemos uma sessão extraordinária que aprovou o projeto de Lei que concede "Auxílio Compete Formosa”, o auxílio irá custear atletas em competições esportivas, ou pagar uma determinada despesa do atleta amador.