Carregamento não possuía documentação sobre a origem e recolhimento de impostos
A Polícia Militar (PM) e o Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Formosa (GO), jurisdicionada à Secretaria de Estado da Economia apreenderam, na terça-feira (20), um caminhão carregado de feijão em Formosa, na região do Entorno do Distrito Federal (DF). A carga foi avaliada em aproximadamente R$ 250 mil e não possuía qualquer documentação que comprovasse a origem e recolhimento de impostos. Houve multa e ICMS no valor de mais de R$ 60 mil.
Conforme aponta a corporação, o carregamento sairia de Goiás e tinha como destino final o Estado da Bahia. Em Formosa, porém, uma equipe do Comando de Operações de Divisas (COD), da PM, abordou o caminhão que possuía dois semirreboques completamente carregados com feijão.
Durante a abordagem, o condutor do veículo não apresentou documentos sobre a origem dos produtos, bem como de pagamento de impostos. Os veículos foram apreendidos e encaminhados à Delegacia Fiscal, da Secretaria da Economia de Formosa, que recolheu a multa e os impostos aos cofres públicos.
“O trabalho da Polícia Militar foi de suma importância, pois. após perceberem que a carga não tinha nota fiscal. entraram em contato conosco, no mesmo momento. Daí em diante é competência exclusiva do auditor fiscal apurar o montante sonegado, o que ocorreu com a devida investigação que resultou no auto de infração. Quero frisar também que o sujeito passivo ainda não quitou o auto, mas o mesmo foi devidamente encaminhado ao responsável pela carga para que o pagamento seja feito”, disse o delegado de Fiscalização de Formosa, Sergimar Soares.