Pedido é baseado em uma suposta quebra de decoro parlamentar, em vídeo publicado nas redes sociais na semana passada; veja o vídeo da confusão
O presidente da câmara municipal de Formosa, vereador Clayton Dantas Dias (PTB), conhecido como “Ceguinho”, decidirá hoje (5), se o legislativo de fato, instaurará uma comissão processante, que analisará o pedido de cassação do mandato do vereador Wenner Patrick (Avante). Pedido é baseado em uma suposta quebra de decoro parlamentar, em vídeo publicado nas redes sociais na semana passada
Após muita confusão na sessão realizada ontem (4), transmitida ao vivo pelo Portal Foca Lá do início ao fim, parte do quórum ainda presente, após a confusão, pediram ao presidente que instaurasse ontem mesmo a comissão, o presidente optou por se reunir com os vereadores em seu gabinete, posteriormente.
Ao que tudo indica, um processo que poderia facilmente ser contornado pelo vereador Wenner Patrick, com uma simples retratação, sugerida pelo vereador Nema (PODEMOS) e também pelo líder do governo na câmara municipal, vereador Mundim (PODEMOS), tomou outra proporção.
A possibilidade de instauração do processo de cassação ganhou força, após o episódio lamentável, ocorrido nesta sessão. A confusão começa, quando durante sua fala o vereador Wenner Patrick é rebatido pelo vereador Jurandir de Oliveira (PSC) citado por ele.
Neste momento um seguidor do vereador Wenner Patrick, munido de uma câmera fotográfica, que até então, acompanhava a sessão sentado, aproxima-se do plenário e questiona: “Não é a parte dele não?”
Os ânimos se alteram e vários vereadores e público presente começam a falar ao mesmo tempo, não é possível interpretar todas as falas dos autores. Em segundo momento, o vereador Jurandir de Oliveira, seguindo o protocolo da casa pergunta: “Quem é vossa excelência na ordem do dia?”.
O seguidor volta a se aproximar e desta vez apontando o dedo para o vereador Jurandir de Oliveira e diz: “Me tira daqui?”, sendo novamente rebatido pelo vereador: “Quem é vossa excelência na ordem do dia?”. “Sou eu quem pago seu salário seu merda, sou eu que pago o teu salário tá bom? diz o seguidor”!
Neste momento ele retorna a sua posição a pedido do vereador Wenner Patrick, que diz: “Vamos manter a calma, a gente já sabe o que é isso aqui, nós estamos entendendo tudo que é isso aqui”. Causando revolta nos outros vereadores, a declaração, ao que tudo indica foi interpretada como uma forma de dizer que a "situação possivelmente foi armada".
Neste momento o vereador Domingos filho interfere e após longa discussão, onde novamente não é possível interpretar todas as falas diz: “O Sr. pode chamar sua turma aí e vamos resolver isso lá fora, o Sr. não abusa mais aqui”.
A sessão é suspensa após o início do tumulto, alguns vereadores descem e discutem com parte dos seguidores do vereador, que também discutem com parte do público presente, depois de muito tumulto e princípio de vias de fatos, apoiadores do candidato, público presente e alguns vereadores saem do plenário, a polícia militar é acionada. A confusão é instaurada no lado de fora da câmara municipal de Formosa e só é apaziguada com a chegada de 5 viaturas da CPE de Formosa.
A próxima sessão da câmara municipal está marcada para esta quarta-feira (5), a partir das 19h e terá transmissão ao vivo pelo Portal Foca Lá.
Confira os principais momentos da sessão no vídeo filmado e editado pelo cinegrafista Bruno de Melo.
Confira na íntegra realizada pelo Portal Foca Lá, a fala do vereador Jurandir de Oliveira é iniciada no minuto 37.