Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica afirma que ficou mais fácil fraudar o esquema de vacinação sem o aplicativo Conecte-SUS
Vacinação contra Covid-19 em Formosa é interrompida após ataque hacker ao Sistema Conecte-SUS (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), do município de Formosa promete retomar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (15). A vacinação foi interrompida após o aplicativo Conecte-SUS sofrer um ataque hacker na sexta-feira (10).
Segundo a coordenadora do núcleo, Jéssica Katiellen, a primeira dose da vacina volta a ser aplicada em todos os postos e em drive-thru “A procura da D1 é bem irrisória, são 50 doses aplicadas por dia nos quatro postos de vacinação e em sistema drive-thru, mas retorna na quarta. As outras estão sendo aplicadas a toda vapor, não paramos nem um minuto”, explica Jéssica.
A coordenadora do núcleo explica que sem os dados do aplicativo, ficou mais fácil fraudar o esquema vacinal. “Teve casos em que a pessoa chegou falando que era a primeira dose, mas quando olhamos no sistema que temos aqui, vimos que na verdade era o reforço da Janssen. Nós fazemos a atualização, o lançamento dos imunizados no sistema em tempo real, sem o site ficou mais difícil de lançar e pra lançar depois é bem mais complicado”, explica Jéssica.
A coordenadora conta que só não perdeu os dados sobre os vacinados porque possui um controle manual dos arquivos.
Jéssica relata que as fraudes ocorrem desde o início da vacinação. “Quando fomos vacinar nos presídios, teve muitos casos de detentos que se vacinaram usando o CPF de pessoas de bem, pessoas que estavam trabalhando de outras cidades. Quando essas pessoas iam se vacinar, constava que eles eram presidiários daqui”, relata.
Os casos de fraudes na vacinação estão sob investigação da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle do município.
Dados do Núcleo de Vigilância Epidemiológico mostram que 85,7% dos habitantes de Formosa acima de 12 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 e, 63,2% já se receberam com a segunda dose. Na população em geral, foram mais de 120 mil doses aplicadas.