De forma tendenciosa e leviana, emissora divulgou números falsos de pesquisa não registrada
A Rádio 92FM de Formosa foi multada pela Justiça Eleitoral na última quarta-feira (18/09), por ter divulgado em seu programa matinal “Cidade Livre”, números de uma suposta pesquisa não registrada, de forma extremamente tendenciosa apontava a candidata a prefeitura de Formosa, Delegada Fernanda, com 40% das intenções de votos em Formosa, e que não haveria nenhum outro candidato no páreo da disputa, pois os adversários não teriam mais do que 13%. Detalhe, nenhum destes dados são reais e pertencem a qualquer pesquisa registrada.
O programa com duração de cerca de 3h, parece servir de palanque eleitoral para a candidata. Proprietário da emissora, Léo Teixeira é o coordenador político da campanha da candidata. Emissora supostamente tenta induzir eleitores de Formosa em favor da candidata.
Na decisão os desembargadores decidiram por maioria, de acordo com a tese:
"A divulgação de pesquisa não registrada, com apresentação de percentuais de intenção de votos e nomes de candidatos, incutindo a ideia no eleitorado que os dados expostos teriam se originado de fonte com fidedignidade presumida, caracteriza ilícito cível-eleitoral, independentemente da apresentação de dados técnicos exigidos para pesquisas registradas".
O processo foi movido pela federação PSDB/Cidadania. A Decisão foi divulgada nesta quarta-feira (18/09). A emissora terá que desembolsar R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais).
Veja a decisão: