Nesta semana o Portal Foca Lá divulgou um balanço, onde Formosa é apontada como à terceira cidade com maior índice de violência praticadas contra a mulher, entre os municípios do estado de Goiás.
Os números apresentados, referem-se ao ano de 2017, o balanço do ano passado ainda não foi divulgado pelo Secretaria de Segurança Pública.
Por meio de uma nota o comandante do 16º BPM, Major Dário de Araújo Martins, vem a público esclarecer os dados apresentados.
Segundo o comandante, à sensação de insegurança vivenciada naquele período, está bem longe da nossa atual realidade.
Confira a nota:
O 16° Batalhão é a Unidade da Polícia Militar do Estado de Goiás, responsável pelo policiamento nas cidades de Formosa, Cabeceiras, Vila Boa e Flores de Goiás.
O seu Comandante, por intermédio desta nota, vem esclarecer que os dados apresentados nessa pesquisa do IPEA, referem-se ao ano de 2017.
Nesse sentido, buscando afastar qualquer sensação negativa que essa postagem possa causar no quesito segurança pública na cidade de Formosa na atualidade, vale informar que o Estado de Goiás por intermédio da Secretaria de Segurança Pública possui instrumentos de aferição do índice de criminalidade em Goiás.
Com base nas ocorrências policiais lavradas pelas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnico Científica, a Secretaria de Segurança desenvolve análise criminal, para que as forças de segurança possam planejar suas ações com vistas a reduzir os índices de criminalidade.
Como política de Estado, a Secretaria de Segurança impõe às forças da Segurança Pública, metas de redução daqueles crimes de maior relevância social como, homicídio, estupro, latrocínio, roubo em residência, etc.
Em cumprimento a essas metas, a Polícia Militar desenvolve ações de prevenção e combate à criminalidade, e os resultados são comprovados por meios de dados estatísticos elaborados pela Secretaria.
No período de 01 de janeiro à 04 de agosto de 2018, ocorreram 40 homicídios na região de Formosa, Cabeceiras, Vila Boa e Flores de Goiás, cidades que compõem a área circunscricional do 16° Batalhão, conforme já informado.
Comparando esse período com o ano de 2019, ou seja, de 01 de janeiro a 04 de agosto de 2019, ocorreram 11 homicídios nessa mesma região.
Esses dados revelam que as forças de segurança conseguiram reduzir em 72,50% os casos de homicídios em todas essas cidades.
Com essa breve explanação, a Polícia Militar vem tranquilizar a população de Formosa e informar que a Cidade conta com forças de segurança atuantes, compromissadas e parceiras da comunidade.
Para melhorar ainda mais esses números, a Corporação destaca a importância do envolvimento das pessoas de bem nesse processo, pois, segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos.
Major PM Dário de Araújo Martins – Comandante do 16° BPM