O suspeito fraudava a compra dos animais desses produtores, passando cheque sem fundo, dele ou de outros produtores, os quais também pensavam estar comprando os animais
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), realizou, no dia 2 de novembro, a Operação Fraus, deflagrada depois que dois produtores rurais da região de Alvorada do Norte, no nordeste goiano, foram vítimas de golpes, suportando prejuízo superior a R$ 100 mil.
De acordo com a investigação, o gado, objeto do golpe, era destinado ao estado da Bahia, acobertado de documentação falsa, em trânsito no período noturno. Um homem foi preso.
“O suspeito fraudava a compra dos animais desses produtores, passando cheque sem fundo, dele ou de outros produtores, os quais também pensavam estar comprando os animais, que, na verdade, eram desviados. Aos donos dos cheques, ele dizia perder o documento, inclusive, registrando boletim de ocorrência”, explica a delegada Rafaela Azzi, titular da DERCR.
Após diligências investigativas, parte do gado foi localizado e apreendido na Bahia, no município de Serrolândia.
O investigado Reinan Araujo dos Santos foi preso em Simolândia (GO), por força de mandado de prisão preventiva. Outras pessoas que participaram do suposto negócio e posterior envio do gado para a Bahia também são investigadas.
A divulgação da imagem e identificação do preso foi precedida nos termos da Lei n.º 13.869, Portaria n.º 547/2021 – PC, Despacho da Delegada Titular desta unidade, nº 03 DERCR/DGPC- 13550, especialmente porque visa a identificação de eventuais crimes outros cometidos pelo investigado, bem como surgimento de novas testemunhas e elementos informativos.