Corpo de Bombeiros informou que vítima, de 42 anos, viajou de São Paulo com amigos e parentes para a região. Local onde o corpo se encontrava era de acesso extremamente difícil.
À esquerda, Alan Martins, de 42 anos / à direita, cachoeira onde ele morreu, em Goiás — Foto: Divulgação-CBMGO/Montagem G1
Um turista morreu depois de afundar no poço de uma cachoeira em Alto Paraíso, cidade turística na Chapada dos Veadeiros. O Corpo de Bombeiros informou que Alan Martins, de 42 anos, veio de São Paulo com amigos e família para a região.
"Ele não conseguiu nadar e acabou afundando no poço da cachoeira", detalhou a instituição.
Os bombeiros foram acionados na sexta-feira (8) para o caso de afogamento na cachoeira localizada na fazenda dos Macaquinhos. Segundo a instituição, por volta das 21h, a Polícia Militar chegou ao local e auxiliou no salvamento do corpo.
A ocorrência foi finalizada na madrugada deste sábado (9), quando os bombeiros deixaram o corpo sob responsabilidade do Instituto Médico Legal (IML) de Formosa.
A cachoeira em que o turista Alan Martins, de 42 anos, morreu tem 25 metros de altura e um poço de até 7 metros de profundidade, segundo a fazenda que administra o local. A área está localizada dentro de um complexo de dez cachoeiras, na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado.
A Cachoeira do Encontro é formada por dois rios que se encontram, o Macaquinho e o Fundão. Para chegar ao local, é preciso percorrer uma trilha de dois quilômetros de distância, sendo considerada de dificuldade média. No caminho, é possível encontrar outras nove cachoeiras, a Cachoeira do Encontro é a última do trajeto.
Conforme relatos do proprietário da fazenda, o local onde o corpo se encontrava era de acesso extremamente difícil. O resgate foi feito com o uso de técnicas específicas. Para isso, foi construída uma padiola (espécie de maca) improvisada para o transporte do corpo.
Um mapa mostra o trajeto que o corpo do turista percorreu até ser encontrado (veja abaixo).