Reunião discutirá o avanço do desmatamento do Cerrado e invasões a comunidades tradicionais da região
Reunião discutirá o avanço do desmatamento do Cerrado e invasões a comunidades tradicionais da região
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chapada dos Veadeiros, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) atendeu manifestação de entidades ambientalistas da região da Chapada e do Território Kalunga para realizar audiência pública na em Alto Paraíso, no próximo domingo (4). Entre os temas a serem debatidos estão o avanço do desmatamento do Cerrado e invasões a comunidades tradicionais da região.
O objetivo da proposta é discutir problemas e as alternativas sociais, ambientais e econômicas para o desenvolvimento sustentável dos municípios da Chapada dos Veadeiros. O evento será realizado a partir das 9h30 no auditório do Centro de Estudos Avançados do Cerrado da UnB (Universidade Nacional de Brasília), no Setor Planalto, em Alto Paraíso.
Deputados estaduais, prefeitos, vereadores, ambientalistas e autoridades municipais participarão da iniciativa. A Frente da Chapada conta com oito representantes do Legislativo. Além de Gomide, compõem a frente os deputados Amilton Filho (MDB), Cairo Salim (PSD), Clécio Alves (Republicanos), Coronel Adailton (Solidariedade), José Machado (PSDB), Lucas Calil (MDB), Paulo Cezar (PL), Talles Barreto (UB) e Renato Machado (UB).
No último dia 15 de maio, a Justiça Federal ordenou que o governo de Goiás e a União cumpram, em até 30 dias, a reintegração de posse “de todas as áreas esbulhadas/invadidas no interior” do Território Quilombola Kalunga (TQK), às voltas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Em extensão, trata-se do maior quilombo do país, além do primeiro território reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como área conservada graças a povos tradicionais no Brasil.