O Formosa foi até o Bezerrão na cidade do Gama-DF (06/02), para enfrentar o time do Capital-DF pela terceira rodada do Candangão 2020. As duas equipes venceram na última rodada, o Formosa bateu o Unaí, por 1x0 no Diogão, e o Capital goleou o Paranoá por 4x1, no Bezerrão. A partida foi marcada pela chuva e pelo ótimo desempenho do Tsunami durante a maior parte do jogo.
Pela tabela e pelo futebol apresentado o favorito Capital-DF, talvez não tenha imaginado o tamanho do problema que iria enfrentar durante a gelada noite no Bezerrão.
Muito bem postado em campo o tsunami do cerrado, não dava espaços para a equipe do Capital, do técnico Vitor Santana.
Heli Carlos optou por um time mais rápido, tendo em vista o espetacular gramado do Bezerrão, sacou Jessuí da equipe titular, optando pelo jovem atacante Allan Paulista. A mudança deixou a recomposição da equipe mais sólida. Taticamente o técnico do tsunami deu um nó no técnico Vitor Santana do Capital.
Com as linhas adiantadas, o Capital sofreu com a velocidade e marcação imposta pela equipe Formosense, Ronan e João de Deus, novamente foram muito bem no jogo, que desta vez contou o camisa 10 Mário Neto em ótima jornada. O Formosa teve duas chances de abrir o placar nos 30 primeiros minutos, na primeira Alan Paulista interceptou o erro de passe do zagueiro Medeiros, e ao finalizar foi prensado pelo zagueiro, um pouco mais de calma e experiência ao atacante, fatalmente o lance terminaria em gol.
Minutos depois, o atacante subiu no meio da zaga e cabeceou por cima do travessão, após bela jogada de Mario Neto e cruzamento de Ronan. O Formosa pressionava forte a equipe do Capital, forçando o erro na saída de bola. Em um desses erros, Ronan roubou ótima bola pela esquerda, enxergando Mario Neto na entrada da área, o camisa 10 do Tsunami tabelou com o lateral Rafinha que cruzou bem, mas a bola passou por toda área, sem que ninguém tocasse nela.
Na sequência, o Formosa teve um escanteio, Mario Neto bateu fechado a bola sobrou dentro da área, Everton Cesar bateu mascado, a zaga do Capital tentou afastar, mas novamente a bola sobrou dentro da pequena área, Alan Paulista bateu em cima do zagueiro Marquinhos que afastou o perigo.
Com muito mais volume de jogo, o gol parecia questão de tempo, aos 40 Mario Neto foi puxado na entrada da área, o árbitro Marcos Rudá não marcou nada, muita reclamação no banco de reservas do Formosa.
O Tsunami abriu o placar, aos 46 minutos do primeiro tempo, após finalização do experiente volante do Formosa, Everton Cesar, o lateral Vinny que tinha acabado de entrar, colocou a mão na bola, penalidade confirmada pelo árbitro. Na cobrança, João de Deus bateu com categoria deslocando o goleiro Cleyson do Capital.
Na volta do intervalo, o técnico Vitor Santana do Capital sacou o camisa 10 Paulinho Mossoró, que nada fez no primeiro tempo, colocando o camisa 20 Matheus Tanque. A mudança surtiu efeito o Capital voltou com mais ímpeto, logo na sua primeira jogada, Matheus Tanque deu ótimo passe para o camisa 11 Azul, que só parou após falta de Ronan, pelo lado esquerdo de ataque da coruja.
Na cobrança, Romarinho ergueu a bola dentro da área, Marquinhos subiu e cabeceou por cima do gol de Leno. Como já tinha cartão amarelo e também pra poupar o seu camisa 7, Heli Carlos tirou sacou Ronan, promovendo a entrada de Maiqui camisa 17.
O Formosa passou a sair somente nos contra-ataques. O Capital quase chegou ao gol de empate em jogada pela direita tabela entre Vinny e Matheus Tanque a bola foi cruzada dentro da área, o atacante Azul que até então, estava sendo anulado pelo lateral Andrezinho, desta vez, conseguiu subir e escorar para o meio da área, o camisa 9 do Capital, Vitão completou e Lenon fez um milagre salvando a equipe do Formosa.
O Capital pressionava forte, mas deixava espaço para o contra-ataque, aos 34 minutos do segundo tempo, Allan Paulista tirou dois marcadores da jogada no meio de campo, e serviu João de Deus pela esquerda o veloz atacante do Formosa, deu lindo assistência para Mario Neto, que não titubeou estufando a rede do goleiro Cleyson, belíssimo gol do camisa 10 do tsunami.
O segundo gol desestabilizou a equipe do Capital, que passou a sair de qualquer forma para o ataque, deixando ainda mais espaço para o Tsunami.
Aos 43 minutos, Allan Paulista deu números finais à partida, em outro contra-ataque o camisa 9 chegou na cara do Gol e bateu, Cleyson defendeu, mas no rebote Allan Paulista estufou a rede novamente, apito final do Bezerrão na cidade do Gama.
Na próxima rodada, o embalado Tsunami volta a cidade de Luziânia no domingo (09/02) às 15h30 no estádio Serra do Lago, contra a equipe da casa o Luziânia.
Já o Capital, enfrenta a equipe do Taguatinga no estádio Cerejão em Taguatinga.
CAMPEONATO BRASILIENSE – 3ª RODADA
CAPITAL 0x3 FORMOSA
06.02.2020 – ESTÁDIO BEZERRÃO – GAMA/DF
Árbitro: Marcelo Rudá
Assistente 1: Lucas Guerra
Assistente 2: Milton Alves
Árbitro Assistente: Leandro Almeida
Público: 285 pessoas
Renda: R$ 570
Gols: João de Deus, aos 45 minutos do primeiro tempo. Mario Neto, aos 33, e Alla Paulista, aos 43 minutos do segundo tempo
CAPITAL: Cleysson; Wéverton (Vini), Medeiros, Marquinhos e Romarinho; Lucas Garcia, Fernandinho, Willian e Paulinho Mossoró (Tanque); Azul (Dé) e Vitão.
Técnico: Victor Santana.
FORMOSA: Lenon; Andrezinho, Bruno Costa, Elton, Rafinha; Caio Carioca, Ronan (Maiqui), Everton Cezar, Mario Neto; Allan Paulista (Glauber) e João de Deus.
Técnico: Heli Carlos