A equipe do Formosa finalmente estreou no Candangão 2020, não que tenhamos esquecido a derrota para o Real Brasília, mas de fato, se a última impressão é a que fica, o torcedor do tsunami tem motivos para sonhar com algo melhor no campeonato.
A equipe do técnico Heli Carlos entrou bem diferente no Diogão na tarde deste domingo (02/02). Do time titular que jogou contra o Real Brasília, foi sacado por lesão Simplício, promovendo a reestreia de Everton Cesar, experiente volante e um dos homens de confiança de Heli Carlos. Em campo o volante correspondeu muito bem, tomando conta do meio campo, com ótima visão de jogo e passes precisos.
As outras mudanças realizadas pelo técnico do Formosa, foi a estreia do jovem goleiro Leno, sacando Márcio que falhou em lances capitais na derrota para o Real Brasília. Rafinha na lateral esquerda no luga de Glauber, e no ataque Wesley Brasília foi sacado para a entrada de Jessuí.
Empurrado pela torcida, o Formosa pressionou a equipe do Unaí durante a maior parte do jogo, obrigando o Goleiro Jhonatan a operar duas defesas sensacionais no primeiro tempo, a primeira num chute colocado de João de Deus que tinha endereço certo, o goleiraço do Unaí de mão trocada colocou para o escanteio. Alguns minutos depois, o Formosa chegou forte e por pouco não abriu o placar, num chute a queima roupa defendido por Jhonatan.
O Formosa chegava muito bem pelas pontas, com Ronan jogador de 19 anos, prata da casa, flutuando pelos lados do campo, parecia que o gol era apenas questão de tempo. Aliás é preciso pontuar, que estreia do garoto pelo time titular, foi muito bem em todo tempo que esteve em campo, quase marcando um golaço no segundo tempo, após uma jogada ensaiada de escanteio, onde acertou uma paulada de primeira, a bola tinha endereço certo, mas acabou explodindo no zagueiro, desviando no percusso até o gol.
Minutos antes, o Formosa teve a chance de abrir o placar, já no segundo tempo quando João de Deus em bela jogada, deu um lençol no zagueiro Vandall capitão do Unaí. O árbitro do quadro da CBF, Magyelson em cima do lance, deu toque de mão do zagueiro, marcando pênalti para o Formosa. Jessuí pegou a bola com o carinho de quem pega num bebê, mas desperdiçou a cobrança, em outra bela defesa de Jhonatan.
Em baixa e voltando de lesão, Jessuí acabou sacado por Heli Carlos, promovendo a entrada de Wesley Brasília, o experiente atacante na primeira bola que teve, conseguiu finalmente marcar o primeiro gol do Formosa no campeonato, a jogada foi iniciada por Ronan, que enxergou muito bem João de Deus do lado esquerdo, o atacante do Formosa, deu linda enfiada de bola pra Brasília, que não desperdiçou num chute cruzado rasteiro, finalmente vazando a meta defendida por Jhonatan.
Após o gol, o time do Formosa recuou e passou a sair somente nos contra ataques, longe da melhor forma física, a equipe sofreu a partir dos 30 minutos do segundo tempo. Heli Carlos então, promoveu a entrada de Wilker no lugar de Ronan, que saiu ovacionado pela torcida. Pouco tempo depois o lateral Glauber entrou no lugar de João de Deus, que estava esgotado fisicamente.
O Unaí bem que tentou seu gol de empate, mas a verdade é que a tarde era do tsunami, o goleiro Lenon fez bela defesa em chute de Policarpo da entrada da área, o técnico do Unaí Rubio Guerra, bem que tentou fazer com que a equipe vazasse a forte marcação do Formosa, promovendo a entrada de Gustavinho ainda no primeiro tempo no lugar de Jackson, e também de Elbin jogador revelado em Santa Rosa e Guibison, a equipe mineira pouco assustou o Formosa, que suportou a pressão sem tomar grandes sustos.
Com o apito final, a emoção tomou conta dos jogadores e do técnico do Formosa, a torcida do tsunami deu mais um show nas arquibancadas. Em entrevista Heli Carlos falou que o Formosa é isso, sangue e vontade, agradecendo o apoio da torcida, garantindo que vontade e trabalho não faltará a equipe.
A equipe do Formosa, volta a campo, na próxima quinta-feira, quando enfrenta o Capital no Bezerrão no Gama. Já a equipe do Unaí joga contra o Paranoá, no Urbano Adjuto em Unaí-MG.
Formosa-GO 1 x 0 Unaí-MG
Gol: Wesley Brasília
Cartões Amarelo: Andrezinho, Brunão e Rafinha (Formosa). Vandall, Cristiano, Rendel e Jhonatan (Unaí)
Público total: 1.145 pessoas
Público pagante: 421 pagantes
Renda: R$ 8.045,00
Elias Lopes, para o Portal Foca Lá e Terra FM