Fala-se muito de contexto, mas dependendo do tipo da literatura ou da informação, mesmo um texto dentro do contexto pode ter uma interpretação parcial ou equivocada do que o autor desejava transmitir, diversa do conjunto sistêmico onde aquele livro está inserido.
Isso acontece, por exemplo, nas obras de Aristóteles, Freud, Wilber, e vários outros, onde há termos ou mesmo contextos contidos num contexto maior, construídos ao longo de um conjunto de livros.
A Bíblia também tem essa característica. Alguns textos não se bastam no contexto de um capítulo. E às vezes um capítulo e um livro inteiro precisam ser relacionados num contexto maior construído numa continuidade histórica e sistêmica. Precisam do pantexto.
Esse contexto dos contextos, sentido profundo e valioso para qu em busca a verdade de um texto, chamo de PANTEXTO. O prefixo “pan” vêm do grego e significa maior, todo, por inteiro. A habilidade de considerar o pantexto permite uma leitura mais adequada da realidade, de relações pessoais e até mesmo de um indivíduo e seus atos.